10 atitudes equivocadas que sabotam o seu esforço

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

São inúmeros detalhes que podem ajudar um corredor a melhorar seu desempenho. Descansar bem, ter uma ótima alimentação, treinar bastante. No entanto, existem alguns hábitos ruins que podem sabotar todo seu esforço. Conheça dez erros e saiba como evitá-los.

1. Correr com os tênis errados

Um tênis errado poderá atrapalhar seu treinamento e, acima de tudo, gerar lesões. Por isso, é essencial ter tênis correto. Teste o material que você irá utilizar em corridas ou treinamentos. É sua ferramenta de trabalho. Ou seja, essencial para sua atividade física.

2. Ignorar a dor

Alguns atletas tentar suportar ao máximo algum tipo de dor para encerrar um treinamento. Isso, para ‘não quer perder tempo’. Nem pense nisso. Não cometa o erro de pensar que alguns treinos a menos irão arruinar todo seu trabalho ou impedi-lo de alcançar seu objetivo na prova. A dor é um sinal de que algo não está legal em seu corpo. Por isso, não pense em continuar. A lesão pode se agravar.

3. A dúvida: "Eu não sou um corredor de verdade"
Não seja negativo. É comum encontrar pessoas que falam não são corredores de verdade. E já correm há anos e completaram inúmeras provas. Por isso, saiba que você não precisa correr maratonas para ser um ‘corredor de verdade’. Se você correr regularmente, e não importa ritmo ou distância, você é um corredor.

4 . Deixar de lado o aquecimento.

Às vezes, os corredores pulam ou aceleram o aquecimento porque estão com pouco tempo ou ansiosos para iniciar o treinamento. Não faça isso. Negligenciar seu aquecimento pode até resultar em algum tipo de lesão. Por isso, não se esqueça desse item importante antes do treinamento. 

5. Correr sem se hidratar

Alguns corredores preferem não tomar água antes do treino porque temem sentir a incomoda ‘dor de lado’. Outros não param para se hidratar porque acreditam que irão perder tempo. Tudo errado. Para se você estiver treinando há aproximadamente 30 minutos e tome água. Assim, você não correr o risco de sofrer uma desidratação.

6. Não corra com o estômago vazio

Não pense em iniciar suas atividades de estômago vazio. É fundamental comer algo até uma hora e meia antes de iniciar seu treinamento e para que você tenha tempo de digerir essa refeição. Uma alimentação correta lhe dará forças para encarar mais uma dia de atividade física.

7. Comer ‘bobeiras’ após os treinos

É claro que você pode pensar em comer alguma ‘bobagem’ após um treino exaustivo. Mas seja forte. Não pense em fazer algo que você possa se arrepender no futuro. Mantenha o controle sobre a ingestão de calorias após algum treinamento. Com o bom resultado, você irá pensar duas vezes antes de comer alimentos de alto teor calórico,depois das atividades físicas.

8. Se comparar com outros corredores
Há sempre aquele que poderá correr mais rápido que você. Não pense em ficar louco ou desencorajado porque não pode alcançá-lo. Em vez disso, pense no progresso que você já fez. Vencedor da Maratona de Boston de 1968, Amby Burfoot declarou que ‘não importa quão rápido ou lento você está em relação a outra pessoa. Você define seu próprio ritmo. Você não pode perder essa corrida porque não está correndo contra ninguém. Você está correndo contra si mesmo, e, enquanto está correndo, você está ganhando’.

9. Não fique na rotina

Você corre a mesma distância todos os dias e no mesmo ritmo. Não está na hora de sair da rotina. Alterne o local, a distância e o ritmo de suas corridas. Isso irá ajudá-lo a evitar o tédio e, principalmente, dará um "up" no seu desempenho.

10. Pensar em recorde em todas as corridas

No início, é bem provável que você consiga quebrar sua marca a cada prova. Depois, porém, pode se tornar mais difícil. E, por causa disso, não se pressione tanto. Isso poderá acabar com toda a diversão e prazer de correr.