Bekele abandona tentativa de recorde e Tola vence em Dubai

Atualizado em 30 de maio de 2017
Mais em Notícias

Durou apenas 1h00min18s a tentativa de Kenenisa Bekele de quebrar o recorde mundial da maratona em Dubai, na madrugada dessa sexta-feira. Favorito a vencer a prova, o etíope tinha como meta estabelecer a melhor marca da história nos 42 km, mas abandonou o evento. O recorde mundial continua com Dennis Kimetto (2h02min57s) e a vitória acabou com o também etíope Tamirat Tola.

Kenenisa Bekele deixou a disputa da Maratona de Dubai com dores na panturrilha esquerda depois de completar 23 km. Sua próxima tentativa de quebrar o recorde mundial deve ser na Maratona de Londres. “Eu vim a Dubai fazer algo especial, mas não era para acontecer. Eu caí no começo e me machuquei. Tentei correr, mas não consegui. Espero voltar a Dubai e um dia mostrar aqui o que posso fazer”, disse o etíope, que em nenhum momento da prova esteve entre os primeiros.

Mesmo com a desistência do postulante ao recorde mundial, a prova em Dubai foi rápida. Tola, bronze nos 10.000m nas Olimpíadas do Rio, cruzou a linha de chegada depois de 2h04min11s. Seus compatriotas Mule Wasihun, com 2h06min46s, e Sissay Lemma, com 2h08min04s, completaram o pódio.

Foi apenas a segunda maratona da carreira de Tola, atleta de 25 anos de idade. Pela vitória em Dubai, ele embolsou 200 mil dólares. Na prova feminina, o triunfo foi da também etíope Worknesh Degefa, com 2h22min36s, em sua primeira prova na distância mais tradicional do atletismo.