Yuki Kawauchi: o super-herói japonês das maratonas

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Performance

O japonês Yuki Kawauchi, de 27 anos, desperta a atenção de especialistas pela grande quantidade de provas que realiza em alto nível, sempre com curtos intervalos de recuperação. O fisiologista e diretor técnico da assessoria Run&Fun, Renato Dutra, falou sobre o impacto do alto volume e curta recuperação no organismo.

Qual é o tempo médio que o organismo precisa para se recuperar de uma maratona?
Ainda não há estudos nesse sentido, mas estima-se que seja necessário um dia de recuperação para cada milha (1,6 km) realizada em ritmo de competição. Na maratona são 26 milhas, assim seria necessário um total de 26 dias.

Qual é o impacto de fazer tantas provas longas seguidas?
Este atleta parece ter potencial para correr uma maratona em nível ainda mais alto: 2h07min (seu recorde é de 2h08min14s). Ele na verdade “abusa” da sorte, do talento e do organismo privilegiado que possui. Até cerca de um mês após a maratona, o corpo ainda guarda pequenos processos inflamatórios, fissuras em tendões, cartilagens e ossos. Por esses motivos é que os maratonistas de elite fazem, no máximo, duas maratonas por ano.

O que explica o caso do Kawauchi?
Ele pode ser dotado de um organismo muito acima da média em se tratando de recuperação. Também deve ter uma biomecânica muito eficiente e que gera um nível menor de microlesões. No entanto, não sabemos ao certo se já está ocorrendo em seu organismo um acúmulo gradativo de fadiga em tão pouco tempo.

Quais são os impactos em curto, médio e longo prazo?
Em curto prazo há o risco de overtraining. Em algumas semanas ou meses ele pode começar a ter uma queda de rendimento. Em médio prazo, já iniciando com alguma lesão e, em longo prazo, um desgaste precoce de cartilagens capaz de evoluir para uma artrose. Isso sem falar em danos ao coração, progredindo de forma semelhante.

Maratonas completas por Yuki Kawauchi em 2014
Fev. 16: Kumamoto-jo Marathon, Kumamoto: 2:10:14 – CR, 1st
Mar. 2: Lake Biwa Mainichi Marathon, Shiga: 2:10:38, 4th
Abr. 6: Sakura Marathon, Saga: 2:13:02 – CR, 1st
Abr. 20: Tokushima Marathon, Tokushima: 2:15:25 – CR, 1st
Mai 4: Hamburg Marathon, Germany: 2:09:36, 9th
Jun 1: Chitose JAL International Marathon, Hokkaido: 2:15:57 – CR, 1st
Jun 15: Okinoshima 50 km Ultramarathon, Shimane: 2:47:27 – NR, 1st
Jul 6: Gold Coast Airport Marathon, Australia: 2:11:27 – 3rd

Próximas provas
Ago. 31: City-to-Surf Perth Marathon, Australia
Out. 3: Incheon Asian Games Marathon, South Korea
Nov. 23: Fukuchiyama Marathon, Kyoto
Dez. 21: Hofu Yomiuri Marathon, Yamaguchi