Energia elástica a favor do corredor

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Performance

A passada na corrida acontece pelo alongamento e encurtamento da musculatura — e trabalhar esse movimento é essencial para a performance. Melhore esse processo de energia elástica com os exercícios:

Na academia
Afundo com salto na barra guiada
Apoie a barra no trapézio e coloque uma perna à frente. A outra ficará atrás. Agache até encostar o joelho de trás no chão, dobrando o outro à frente. Ao levantar, dê um salto e agache novamente. São três séries de seis repetições alternando as pernas.

Força máxima no leg press
Posicione os pés na largura dos ombros. Com uma das pernas, execute quatro repetições com carga máxima e alterne. Faça três séries de quatro repetições com 3 minutos de descanso.

Agachamento com isometria a 90°
Com os pés na largura dos ombros, apoie uma barra sobre o trapézio, flexione os joelhos até 90° durante 5 segundos e volte. Execute três séries de quatro repetições com 3 minutos de descanso.

Em casa
Salto em profundidade com barreira
Em cima de uma superfície de cerca de 40 cm, salte em direção ao solo e, ao tocá-lo (sem apoiar os calcanhares), pule de novo, agora em direção a outro obstáculo de altura. Execute três séries de seis repetições com 2 minutos de descanso.

Salto em profundidade + salto horizontal
Salte de cima de uma superfície de 40 cm em direção ao solo e aterrisse sem encostar os calcanhares. Assim que chegar ao chão, salte para a frente em um movimento rápido. Faça três séries de seis repetições com 2 minutos de descanso.

Salto com tesoura
Na posição do salto afundo (primeiro exercício), salte para cima, alterne as pernas no ar e aterrisse com a mesma perna de saída. São três séries de seis repetições com 2 minutos de descanso.