De olho na velocidade

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Performance

O treinador Marcus Vinicius Teixeira, da assessoria Run&Fun, preparou uma série de exercícios para você trabalhar a força explosiva, melhorando a velocidade e a economia da corrida.

Na academia
Agachamento com saltos:  Com os pés paralelos e posicionados na largura dos ombros, desça até que as coxas fiquem em um ângulo de 90. Depois, pule o mais alto que conseguir. Realize os saltos com explosão e minimize o tempo de contato dos pés com o chão. Realize três séries de oito saltos.

Salto em profundidade: Em cima do step, mantenha os pés paralelos e na largura dos ombros. O objetivo é saltar no chão e já emendar outro salto sobre a caixa. Para não sobrecarregar tendões e ligamentos, amorteça o impacto da aterrissagem flexionando os joelhos. Execute o exercício em três séries de oito saltos em superfícies planas e rígidas para evitar lesões.

Fora da academia
Saltos com parada:  Em uma superfície plana e rígida, mantenha os pés paralelos na largura dos ombros. Flexione os joelhos e salte projetando o corpo para o alto e para frente. Aterrisse com uma leve flexão das pernas e sempre com a parte dianteira dos pés, sem apoiar o calcanhar no chão. Faça quatro séries de seis saltos.

Saltos com uma perna: O movimento é semelhante ao anterior, mas exige maior equilíbrio, pois é realizado com uma perna de cada vez. Faça três séries de seis saltos para o alto e para a frente com a perna direita e depois mais seis com a esquerda. Aterrisse com a parte dianteira do pé e sem encostar o calcanhar no chão.