Viagem + treinos nas férias

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Com o período de férias se aproximando, muitos corredores se questionam quanto à rotina de treinamento. Ora com a dúvida de como mantê-la em ordem, ora com receio de não ter onde treinar. Se você está passando por estes questionamentos, fique tranquilo: nós sugerimos algumas dicas para você manter-se motivado e seguir com suas corridinhas, mesmo estando longe de casa.

1 – Pesquise
Antes de fazer as malas, veja se o local para onde você está indo tem lugares para correr ou se, por exemplo, o hotel onde você vai ficar tem academia e esteira. Na dúvida, pergunte para pessoas que já foram para o mesmo destino que você ou para aquelas que moram na região.

2 – Acorde mais cedo
Falta de tempo pode ser o maior problema para não conseguir treinar durante a viagem. Quem viaja com filhos pequenos, então, tem um desafio a mais, pois eles necessitam de atenção constante. Você pode, por exemplo, acordar uma hora mais cedo do que as outras pessoas que estão viajando com você, para não prejudicar a programação do dia. Caso não consiga, tente esperar, então, todo mundo ir dormir para treinar.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor SAIBA ONDE TREINAR QUANDO VIAJAR?
icon texto_menor DICAS PARA CORRER ENQUANTO VIAJA
icon texto_menor CORRIDA PARA VIAGEM

3 – Corra acompanhado
Caso você esteja viajando com alguém que tenha o hábito de correr, a ideia é chamá-lo para correr junto. Assim, ninguém pula o treino e os dois se mantêm ativos. Agora, se a pessoa não corre, que tal convidá-la para te acompanhar? Você pode acabar motivando uma pessoa a treinar.

4 – Não se esqueça da roupa e do tênis
Este é um fator muito importante, pois se você esquecer de levar uma roupa apropriada para correr, isso pode te atrapalhar. Antes de sair de casa, verifique se está levando todas as vestimentas e acessórios próprios para o seu treino.

5 – Invista em treinos intervalados
Se no local escolhido só existir a opção de correr na esteira, não fique desanimado: faça treinos intervalados ou de tiros para passar o tempo. Comece com uma velocidade confortável e vá aumentando a cada quilômetro, por exemplo. Ou alterne períodos de velocidade intensa com períodos de velocidade menor, para recuperação. Qualquer variação de velocidade ajuda a quebrar a monotonia.

Participe de uma prova
Dá para tirar proveito das viagens de trabalho ou de descanso para participar de provas. Tentar agendar, por exemplo, suas férias com o período de uma prova no exterior pode ser uma boa pedida. É uma oportunidade de vivenciar uma corrida em um local diferente, trocar experiências e conhecer as belezas naturais daquela região. Vale a pena, mesmo que seja uma corrida mais curta.

(Fonte: professora e treinadora Meire Assunção Pires, de Porto Alegre – RS)