Sugestão de filme: Marathon Boy

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

O documentário Marathon Boy, produzido pela HBO e dirigido por Gemma Atwal, conta a dura história de Budhia Singh, um pequeno menino hindu que aos seis anos ganhou destaque nas mídia ao completar uma corrida de 65 km. Mostra, também, que a essa altura o menino já correu quase 50 maratonas.

Budhia nasceu em uma família muito pobre, e alguns relatos indicam que sua mãe o vendeu por 800 rúpias (pouco mais de 35 reais) a um vendedor ambulante. Sua vida como atleta começou quando conheceu Biranchi Das, que além de ser seu treinador assumiu o comando da sua educação e sustento.

Quando o caso veio a público, surgiram as primeiras acusações de abuso por parte Biranchi, ao que o treinador respondeu se tratar de uma conspiração da família de Budhia e do governo contra ele.

O documentário mostra parte da história, incluindo a prisão de Biranchi Das, que pouco tempo depois foi solto, após pagar a fiança. Das foi assassinado na rua, em 2008.

Budhia agora tem doze anos e mantém seus sonhos de ser um atleta olímpico. Tem um treinador mais cauteloso, que diz que ele ainda não pode se aventurar em dar continuidade a sua carreira, e segue vivendo na pobreza.

O documentário completo pode ser adquirido no site marathonboymovie.

Assista ao trailer:

(Fonte: Atletas. info, site parceiro na Argentina)