DivulgaçãoFoto: Divulgação

Corrida de São Silvestre: uma tradição mundial

Atualizado em 01 de dezembro de 2016
Mais em Papo de Corrida

As diferentes provas realizadas no último dia do ano, ou em datas próximas, são tradicionalmente conhecidas como São Silvestre. O nome é uma homenagem ao Papa Silvestre I, que morreu no dia final do ano 335 e posteriormente foi transformado em santo pela Igreja Católica.

A primeira São Silvestre foi realizada em São Paulo em 1925 por iniciativa do jornalista Cásper Líbero. Ele se inspirou em uma corrida francesa, celebrada à noite e com os participantes carregando tochas, e criou um evento na passagem de 1924 para 1925. Em 2006, agora com largada pela manhã, chega à sua 92ª edição consecutiva.

A homenagem se espalhou pelo mundo com diversas provas realizadas em 31 de dezembro, como a Corrida de São Silvestre da cidade portuguesa do Porto e a Boclassic, em Bolzano, na Itália.

 

 

Na América Latina, há São Silvestre na Guatemala desde 1957; em Buenos Aires, desde 2009 se percorre 8 km pelo centro da cidade; na Colômbia, é realizada em Barranquila desde 1971 e também em Chia; em San José, na Costa Rica, a prova conta anualmente com mais de 4 mil pessoas e é um dos eventos mais importantes do calendário; no México, são várias São Silvestres: Cidade do México (desde 1994), Guadalajara, Monterrey, Chihuahua, Zacatecas, Mérida, Guanajuato e Monclova.

Já na Espanha são mais de 200 corridas em 31 de dezembro. A primeira foi a de Galdácano, em 1961, mas a mais famosa é a São Silvestre Vallecana, em Madri, com mais de 40 mil corredores.