Quando correr fica mais fácil?

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Se você passou a investir agora nas passadas, certamente já se fez esta pergunta alguma vez. Afinal, quando correr ficará mais fácil? Fique tranquilo, pois quando o seu corpo conseguir, com os treinos, provocar uma série de adaptações musculares, respiratórias e cardiovasculares a corrida será mais tranquila.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  COMO SUPERAR O MEDO DE CORRER EM PÚBLICO
icon texto_menor  DEFINA METAS INTELIGENTES
icon texto_menor  CALCULE SEU PACE E SUPERE SUAS METAS

Nem todos os corredores respondem da mesma forma neste processo de adaptação, já que esse é o momento em que o corpo sofre mudanças cardiovasculares e físicas. Certas vezes, esta adequação é demorada e pode durar até 12 semanas. E, na maior parte dos casos, vem acompanhada de dores nas pernas, nos braços, além de fazer com que o corredor tenha uma performance inferior a que pode atingir.

Porém, esse período de base é importante para a sua longevidade na corrida. O treinamento faz com que você tenha uma musculatura que suporte mais tempo correndo sem precisar de tanto oxigênio como no começo, além de bombear de forma mais eficiente o sangue para os músculos. Por isso, tenha paciência.

Enquanto todas essas adaptações não acontecem, aposte nos pontos abaixo, que poderão ajudá-lo neste processo de ganho de performance.

Não se preocupe com o pace 
Corredores iniciantes devem correr da forma como for mais fácil, não se preocupando com o pace (ritmo médio imposto em uma determinada distância). Isso significa que você deve conseguir conversar confortavelmente com outra pessoa que esteja se exercitando junto com você. Não force demais, pois o seu corpo ainda não está preparado para isso.

Tenha certeza de que você está respirando tranquilamente
Respire devagar. Essa é outra forma de verificar se você está em uma intensidade maior do que é indicado para você. Quando a respiração está descompensada, você perde o fôlego facilmente durante a corrida. Caso isso aconteça, diminua o ritmo e certifique-se de que voltou a respirar tranquilamente.

Incremente o seu treino pouco a pouco
Não tente aumentar a distância ou a velocidade bruscamente. Isso fará com que a adaptação do seu corpo seja ainda mais lenta. Para que você ganhe rendimento, é preciso pular etapas gradativamente, ajustando o estresse sofrido pelo corpo. Caso você aposte nessas mudanças logo no início dos treinos, as chances de aparecerem lesões são muito grandes. 

Vença a batalha mental
Alguns iniciantes, por já se exercitarem, conseguem se adaptar mais facilmente a corrida. Mas eles ainda não possuem preparo mental suficiente para completar um treino. Nesses casos, basta treinar a mente para este tipo de atividade. Você pode apostar em jogos para desenvolver a paciência, além de escolher rotas diferentes para os treinos e correr com outras pessoas. Isso ajudará a educar a sua cabeça para a corrida.

(Fonte: Thiago Cardoso, treinador e diretor da Next ClubeCoat Assessoria Esportiva)