Categories: Papo de Corrida

Qual o tipo de pisada mais comum?

O padrão de pisada do corredor é tema de pesquisa desde os anos 1980 e já foi assunto de muitas discussões. Mas de cinco anos para cá, com o aumento de corredores que buscam a corrida minimalista, esse tema ganhou ainda mais importância. Foi por conta disso que um  estudo publicado na revista científica  Physical Therapy in Sport  resolveu avaliar qual é o tipo de pisada mais comum entre corredores amadores.

A pesquisa avaliou o padrão de pisada de corredores durante os treinos feitos em ruas e parques. Para que você entenda, o padrão de pisada mostra qual a primeira parte do pé que toca o chão durante a passada. Ele está dividido em três grupos: retropé, quando o solo é tocado primeiramente pelo calcanhar; médio-pé, quando há um toque simultâneo entre a parte da frente e a parte de trás do pé; e antepé, quando a parte da frente é a primeira que atinge o chão.

De acordo com o estudo, dos 514 corredores avaliados, 95% pisam com o retropé, 4% com o médio-pé e apenas 1% com o antepé. A média de idade dos corredores participantes era de 42 anos. Eles treinam cerca de 25 km por semana e têm, em média, seis anos de experiência na corrida.


  CONHECENDO SUA PISADA
  SEM LESÃO: CORRER DESCALÇO É PRA TODOS?
  COMO FAZER O MELHOR USO DOS SEUS TÊNIS

O que o estudo revela
A importância do tipo de pisada se dá pela relação entre a incidência de lesões nos corredores e a técnica de corrida utilizada. De acordo com o estudo, existem diferenças de carga que agem no corpo em cada um dos tipos de pisada, assim como as articulações respondem de formas diferenciadas em cada um dos casos. Pessoas com padrão de pisada de retropé e médio-pé tendem a sofrer mais com  fraturas por estresse  na tíbia e no pé, assim como apresentam  fascite plantar  e  dores nos joelhos  com maior frequência. Já corredores que aterrisam com o antepé têm maior incidência de lesões como  tendão de Aquiles  e na  panturrilha.

É claro que alguns fatores influenciam nesse padrão de pisada, como o tipo de tênis usado durante a corrida, a velocidade com que você corre (quanto mais veloz, maior é a tendência de usar o médio-pé e o antepé na passada) e a instrução sobre a técnica de corrida. Mas para identificar o seu tipo de pisada basta pedir para que alguém olhe você correndo. Certamente, ela irá perceber qual a parte do seu pé que toca primeiro o solo, assim como aspectos gerais, como inclinações do corpo, tamanho do passo, movimentos de joelho e assimetrias chamativas. Essas informações ajudam a direcionar os seus treinos para que você tenha uma melhor técnica de corrida e deixe os problemas bem longe de você.

Além disso, uma boa pedida para manter uma boa técnica de corrida é incluir  exercícios educativos  nos treinos. Eles ensinam o corpo a correr com postura adequada e equilíbrio, melhorando as capacidades físicas e motoras do corredor.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago