Prepare-se para correr a Maratona de Paris

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Imagine só correr nas ruas de Paris, uma das mais badaladas do mundo, com suas vias iluminadas e arborizadas, passando ao lado do Museu do Louvre e do Arco do Triunfo? Como se essa já não fosse uma experiência incrível, a Cidade Luz ainda é um dos melhores lugares do mundo para correr uma prova de 42 km. Impossível não ficar impressionado com a tradicional Maratona de Paris, uma corrida que tem como ponto de partida a avenida Champs-Élysées, com a Torre Eiffel aos pés, e que ainda por cima consegue unir competição de alto nível com diversão.

Além dos encantos do percurso, a prova conta com alguns fatores que fazem dela uma das primeiras escolhas dos maratonistas de plantão. Seu trajeto é predominantemente plano, com algumas subidas e descidas leves que não comprometem o rendimento. Já a temperatura costuma ser ligeiramente baixa, uma vez que a prova rola em abril (entre 6ºC e 14º), ideal para uma prova longa.

A próxima edição acontece no dia 12 de abril. Quer encarar? Então confira as dicas que preparamos para você. Se completar uma maratona é muito bom, cruzar a linha de chegada pertinho do Arco do Triunfo pode ser melhor ainda.

1. A preparação para uma maratona requer cerca de três meses de dedicação, exatamente o tempo que você tem até a data da prova. O maior desafio é fazer um programa que não seja um trauma para o seu organismo.

2. Além de buscar um treinador, procure um médico e faça um check-up completo. Alguns exames são importantes ainda para verificar a aptidão do corredor e seus limiares de frequência cardíaca e velocidade.

3. Os treinos que terá pela frente são os intervalados, longões e algumas subidas. Mas atenção com o descanso e o fortalecimento muscular, pois a quantidade de quilômetros percorridos será maior. O ideal é correr quatro vezes na semana, com dois dias dedicados à musculação. Um ou até dois dias para repouso total é imprescindível.

4. Muita atenção com a alimentação. Nada de alimentos de difícil digestão na noite anterior e, antes de correr, prefira comidas leves, como pães, queijo branco e frutas. Para saber a quantidade adequada de gel de carboidrato a ser ingerida durante a prova, consulte um nutricionista.

5. Seu objetivo é completar a prova com tranquilidade? Então passe pela maratona de forma conservadora. Evite começar forte demais e prefira a estratégia de ritmo progressivo ou constante. Uma dica é acompanhar um corredor que esteja na mesma faixa de ritmo que você, sem ir além do que treinou, é claro.
6. O famoso paredão dos 30 km assusta? O segredo é confiar em você mesmo. Não deixe a cabeça derrotá-lo. Pense positivo e lembre-se de que você está preparado. Além disso, para chegar bem fisicamente nesta parte da prova, ingira um pouco de carboidrato a cada 8 km, mantenha-se sempre hidratado e reponha os sais minerais com isotônicos.

Aproveite a cidade
Ir até Paris e não curtir a cidade está fora de cogitação. Programe-se para chegar com antecedência e planeje o tempo que passará por lá e os lugares que pretende conhecer.

Paris tem ruas, parques e muitos cantinhos que encantam qualquer pessoa. Um dos principais palcos da história mundial, a Cidade Luz combina elegância, romantismo e cultura riquíssima para todos os gostos. Para quem quer aproveitar um passeio gourmet, há restaurantes para todos os paladares: desde cantinas italianas a lanchonetes especializadas em hambúrgueres. E, claro, bistrôs que vendem suflês, escargots e outros pratos maravilhosos.

Com palácios e jardins, Paris contrasta os valores antigos e monárquicos com alta tecnologia, que é o caso do Train à Grande Vitesse, o trem de alta velocidade que liga Paris a Estrasburgo a uma velocidade média de 320 km/h.

Não deixe de visitar a Torre Eiffel, que foi planejada para ficar exposta por apenas 20 anos e hoje é o maior símbolo da Cidade Luz, o Museu do Louvre, um dos mais visitado do mundo, já que possui em seu acervo mais de 380 mil itens e abriga obras importantíssimas como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, e o
Arco do Triunfo, homenagem de Napoleão Bonaparte aos que lutaram pelo país em campos de batalha e às vitórias francesas, tendo sido construído no começo do século XIX.

A Disneyland Resort Paris também é uma boa pedida, assim com o Moulin Rouge, que hoje é um ponto turístico, mas foi por muito tempo um cabaré luxuoso. O local foi palco do filme de mesmo nome. Ainda há a Bastilha, importantíssima durante a Revolução Francesa, já que foi a principal prisão do início do século XVII até o fim do século XVIII, o Palácio de Versalhes e Notre –Dame, uma das catedrais góticas mais antigas do país.

Quem leva
Se você ficou com vontade de correr a Maratona de Paris, a TAM Viagens Itaim, em parceria com a O2, montou um roteiro exclusivo para os assinantes da revista. O pacote inclui aéreo ida e volta (voando Guarulhos/Paris/São Paulo) com saída dia 7 de abril e retorno no dia 13 de abril.
Durante as cinco noites você ficará hospedado, com café da manhã, no Hotel Best Western Plaza Elysees. O pacote ainda inclui City Tour noturno na Paris Iluminada com Cruzeiro no Rio Siena, passeio em Versalhes, jantar de massas no Restaurante Auberge Du Louvre e o ingresso para a maratona.
O valor por pessoa em apartamento duplo é a partir de 10x de R$ 642,90.
Mais informações pelo telefone (11) 2503-7393 ou pelo e-mail contato.itaim@agentetamviagens.com.br.

(Fontes: Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva, , Emerson Gomes, treinador da MPR Assessoria Esportiva, Ronaldo Martinelli, diretor técnico da assessoria esportiva 5Ways)