Por que não devo correr sem meias?

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Entre os erros mais frequentes dos corredores está o de correr sem meias. É um erro que muitos cometem e que pode prejudicar não só o desempenho, mas machucar os pés. Se você sair para treinar sem meias pode não sentir desconforto no começo. Mas, ao longo dos quilômetros as dores começaram a aparecer. Especialmente nos calcanhares, na parte superior e frontal dos dedos e, também, no arco dos pés.

Você se machuca porque, basicamente, os tênis de corrida não são destinados para o uso sem meias. Sua confecção não foi feita para corredores que não usam meias. Portanto, as costuras internas são grossas e machucam a pele com movimentos repetidos.

O que acontece se você não usar meias?
Muitas vezes, acontecem as lesões por fricção. O problema é que este tipo de lesão pode infeccionar a pele. Além disso, uma vez que a pele está ferida é preciso que você pare de treinar por alguns dias. Por quê? Por que mesmo que você comece a usar meias o movimento não será o mesmo e não permitirá que o ferimento cicatrize.

As bolhas também podem aparecer. A principal causa da formação pode ser por fricção ou pressão pode ser o uso de um sapato muito apertado. As bolhas estão cheias de líquido e, ao estourarem, podem infeccionar e causar ainda mais danos à pele do seu pé. Além disso, o processo é muito incômodo e doloroso.

Dicas para cuidar de seus pés:
– Use tênis apropriados para a corrida e para o seu tipo de pisada;
– Quando for comprar seus tênis, verifique se entre os dedos dos pés e do calçado há uma distância mínima de 1,5cm.
– Use meias de algodão;
– Se o calçado é novo, você ode colocar um pouco de vaselina para evitar o atrito do tênis com o seu calcanhar.
– Aplique talco antibacteriano dentro de seus tênis de corrida;
– Corte as unhas dos pés em linha reta, para evitar que se encravem;
– Corra com os pés secos.

(Fonte: site Atletas.info, parceiro argentino da publicação O2)