O2Foto: O2

Vista privilegiada e temperatura ideal: os 7k e 21k em Floripa

Atualizado em 26 de março de 2018
Mais em Papo de Corrida

Florianópolis não ganhou a alcunha de Ilha da Magia à toa. Recheada de paisagens de tirar o fôlego, a cidade recebe, no dia 3 de junho, os 42k de Floripa, evento que oferece outros dois percursos aos participantes: 21k e 7k, este trecho batizado de Joy Run.

A largada e a chegada são na Beira-Mar Continental, em um estacionamento próximo à Ponta do Leal, no Estreito. O Ativo conversou com Fabiano Braun, treinador da assessoria esportiva Floripa Runners, para saber quais são os atrativos dos dois percursos menores dos 42k de Floripa. 

 Inscreva-se nos 42k de Floripa! 

Vista privilegiada e percurso plano

Quem já esteve em Florianópolis sabe que a cidade é extensa e separada por duas regiões: a ilha e o continente. Embora a ilha seja a parte mais turística, a Beira-Mar Continental, por onde passarão milhares de corredores dos 7k e 21k, oferece uma vista incrível, garante Braun.

“O percurso tem uma vista completa para a ilha. É a melhor vista para a ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais de Floripa. O pessoal de fora vai adorar”, promete o treinador.

Os inscritos nos três trechos dos 42k de Floripa atravessarão as ponte Colombo Salles e Pedro Ivo, que ligam a ilha ao continente. Trata-se de uma cena rara, já que, no dia a dia, apenas veículos passam por cima dela. E nenhuma outra prova de corrida de rua utiliza as pontes em seus percursos.

A Beira-Mar Continental é uma via ampla e larga, o que ajuda a evitar esbarrões entre os corredores na largada. Além disso, os percursos dos 7k e 21k são praticamente planos, apenas com pequenas inclinações em determinados pontos.

 

 

O clima dos 42k de Floripa também é considerado  ideal para quem vai até a capital catarinense pensando em bater seus recordes pessoais. Em junho, os termômetros costumam registrar temperaturas de 14º a 22º C em Florianópolis, temperatura amena e que ajuda atletas em corridas de longa distância.

 

 

7k: perfeito para quem está na transição

A transição para percursos mais longos pode assustar uma parcela dos corredores. Para alguns iniciantes, saltar dos 5k para os 10k não é tão natural. A Joy Run e sua distância alternativa podem ser um bom teste para quem ainda hesita em passar para uma prova de 10k. Não pular etapas ajuda a evitar lesões, frustração e o desinteresse pela corrida.

“Alguns alunos estavam apreensivos em relação às provas de 10k. Quando apareceu essa prova de 7k, eles viram que poderiam fazer uma transição mais segura. É um percurso ótimo para esse tipo de público”, diz Braun, que orienta 170 corredores na Floripa Runners.