Patagônia Run: corrida do fim do mundo

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

A Patagônia argentina é uma das regiões mais belas e selvagens do mundo. Famosa pela grande exploração turística, dessa região é que partem as famosas excursões para a Antártica. Além de leões-marinhos, por lá existe uma grande concentração de pinguins e outros animais exóticos que atraem os olhares e câmeras curiosos. Mais para o interior da região está San Martín de los Andes, cidade-sede da Patagônia Run, famosa prova local que leva milhares de pessoas a correrem por uma das áreas mais inexploradas do continente.

A Patagônia é a região com mais geleiras fora das zonas polares (o clima chega a 20°C negativos). Por lá é possível encontrar desertos, bosques de pinheiros, vales e rios, montanhas e, principalmente, geleiras, que, pela tradição local, são usados em brindes de uísque 12 anos.

Alguns fatores fazem da Maratona da Patagônia uma das preferidas dos brasileiros. O primeiro é a localidade. Como a Argentina é vizinha do Brasil, a facilidade de viagem agrada muitos corredores-turistas do País. Outro ponto importante é o preço — afinal, convenhamos, viajar para provas na Europa e nos Estados Unidos pode não ser muito atraente quando se toca no aspecto financeiro. Apesar de o valor para participar da prova ser alto (entre R$ 215 e R$ 780, de acordo com a distância e data de inscrição), passagens aéreas e hospedagem são mais em conta.

Por fim, mas não menos importante, vem o fator “democracia”. A organização oferece aos que querem se aventurar pelas geleiras locais seis distâncias: 10 km, 21 km, 42 km, 63 km, 84 km e 100 km. Com todas essas vantagens, 463 corredores brasileiros concluíram alguma das corridas em 2013. E a previsão para este ano é que o número aumente… Que tal ser mais um na lista?

PAÍS: Argentina

PROVA: Patagônia Run

DATA: 11/04/2015

SITE: www.patagoniarun.com

TEMPERATURA MÉDIA: 5°C

O que visitar

Rota do vinho

Ao longo do rio Negro e em La Pampa está a região dos vinhos, passando por San Patricio del Chañar e pela cidade de Añelo. É um conglomerado com as melhores vinícolas da Patagônia.

Estação de esqui

A região também possui três estações modernas e três parques nevados. Os mais famosos ficam em Chapelco Hill, em San Martín de los Andes e em Bayo Hill, na Villa La Angostura.

Termas

Aqui a lama é reconhecida mundialmente pelos tratamentos terapêuticos. Em Copahue, um complexo oferece esse e outros serviços de spa para você relaxar.

Passeios a cavalo

Em Villa La Angostura é possível alugar cavalos para passeios pela flora nativa da região. Os guias acompanham por toda a excursão.

Dinossauros

Neuquén é uma região rica em recursos paleontológicos. E na Villa El Chocón você encontra sítios com os restos mortais dos maiores seres vivos que já andaram no mundo.

Rafting

Os rios da região são ótimos para quem curte aventura. O rio Hua Hum, que cruza a floresta Valdivian, ou o rio Limay são ideais para prática de rafting.

Museus

No Museu Municipal, em Neuquén, estão utensílios produzidos artesanalmente pelos nativos da região e objetos confeccionados com pedras preciosas e armas.

Vulcão Lanín

Localizado a 100 km de San Martín de los Andes, o vulcão extinto tem 3 mil metros e oferece um visual incrível para quem explora suas trilhas.

(Conteúdo publicado na edição 132 da revista O2 Por Minuto – abril de 2014)