Para ser um corredor mais forte, força na mente

Atualizado em 27 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Mais de uma vez falamos sobre o poder do comportamento mental para provas longas. É claro, que estar bem treinado é a base de tudo e sem isso você não pode começar. Porém, manter uma mente forte te fará sossegar nos momentos mais difíceis ou te orientar a evitá-los para completar uma meia-maratona, uma maratona ou distâncias mais longas. É importante, inclusive, para distâncias menores, para que você eleve seu rendimento ao máximo.

Aqui, mostraremos três formas de incrementar a sua força mental e, assim, te preparar melhor para as corridas.

“Visualização”
Um estudo realizado pelo Instituto de Investigação do Lerner da Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, analisou o acréscimo da força muscular em dois grupos de voluntários. Um dos grupos realizou exercícios de força, enquanto o outro dedicou o seu tempo, simplesmente, para pensar a respeito (com técnicas dirigidas pelos pesquisadores). No final do estudo, quem se exercitou aumentou a força muscular em 53%, enquanto os que apenas pensaram aumentaram em 35%. Neste caso, o estudo sugere que apenas “visualizar” o treinamento fará com você aprenda a enfrentar o desafio, ao mostrar que está em um terreno já conhecido e superado enquanto você estiver, realmente, correndo.

Meditação
“Encontrar a si mesmo” é uma frase tão repetida que, às vezes, soa vazia, mas é algo que pode acarretar em mais motivação. É claro que, todos os dias, você está “com você mesmo”. A ideia é que a meditação possa lhe oferecer mais autoconfiança, para que você possa ouvir o seu corpo e as informações que realmente interessam para a sua corrida.

Autoconfiança
Seja sua própria torcida. Recorde-se bem daquilo que treinou e não apenas confie que vai fazer. Diga e convença-se: eu vou conseguir!Porém, não exagere ao ponto de se tornar um “narcisista” e lembre-se sempre de ter autoconfiança o suficiente para mantê-lo motivado e confiante para terminar o seu objetivo.

(Fonte: site parceiro na Argentina Atletas.info)