Os melhores momentos de 2013

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

Na última sexta-feira (6), fizemos a seguinte pergunta nas nossas redes sociais: “Qual foi a sua principal conquista como corredor em 2013?”. Recebemos inúmeras respostas dos nossos leitores e resolvemos contar algumas dessas experiências para inspirar futuros atletas.

Um dos principais elementos que a corrida proporciona é o contato com novas pessoas. “O melhor foi fazer novas amizades”, conta Aécio Silva, que completa: “como o ano ainda não terminou, vou correr na São Silvestre.” Dagberto Cardozo concorda. “Além dos novos amigos que fiz, ter completado a Meia-Maratona Internacional do Rio foi o grande momento.” Carlos Ferreira é mais um cheio de colegas corredores. “Conquistei saúde e muitos amigos.”

Para muitos, as corridas apenas começaram em 2013. Vera Pires completou a sua primeira prova. “Meu melhor momento foi completar a primeira corrida: o Circuito das Estações adidas, etapa Verão, no Rio de Janeiro.” Outra a repetir o feito foi Lilia Maria. “Fiz a minha primeira prova neste ano.” Ana Lúcia Cavalcanti correu pela primeira vez aos 53 anos de idade. “Após um mês de treino, participei de uma corrida de 6km e completei em 44 minutos. Nunca havia pensado nessa possibilidade”, garante.

Alguns foram além: passaram a correr neste ano, mas já estão bem evoluídos. “Comecei a treinar em julho e corri minha primeira meia-maratona em novembro”, diz Rogério Sonoki. No mesmo ritmo, André Burgos foi além: “emagreci 30 kg, corri minha primeira maratona e participei da minha primeira prova fora do Brasil.” Em pouco tempo, Luana Lugão correu muito. “Comecei a correr em agosto de 2013. Era superação a cada dia, me dedicando aos treinos, provas, musculação, alimentação. Consegui completar minha primeira meia-maratona.”

A família é parte importante da nossa vida, por isso, nada melhor do que proporcionar mais saúde a eles. “Meu melhor momento foi trazer alguns familiares para correrem comigo”, relata Rodrigo Rabelo. Aumentar a família e, mesmo assim correr, foi a grande conquista de Jane Pietro como corredora em 2013: “corri 60 dias após fazer uma cesárea.” Assim como Jane, Leticia Kemp retornou à ativa após ter dois filhos. “Voltei a correr na rua após uma pausa de três anos”, completa

Com os treinos e provas deste ano, tem gente fazendo promessa para 2014. “Corri oito provas entre 5 km e 15 km, fiz 10 km em menos de uma hora e 5 km em menos de 30 minutos. Ainda tenho a São Silvestre nesse ano, mas para o ano que vem, pretendo correr minha primeira meia-maratona para pagar uma promessa”, afirma Rodolfo Yuzo – que fez parte do quadro Antes e Depois.

Antonio Alves Leite foi campeão em 2013. “Fui primeiro colocado na categoria de 60 a 64 anos do Beach Cross, no Jardim de Alah, em Salvador, e só tenho que agradecer a Deus.” Outros atletas também venceram neste ano. “Conquistei o título de meia-maratonista, em Buenos Aires, o recorde na distância de 10k e, de quebra, consegui completar o Desafio #30tododia que me impus no mês de outubro”, conta Helena Clebsch Vidal.

Histórias de corrida não faltam. Em 2014, muitos outros novos atletas surgirão, correndo 5, 10, 15, 21, 42 km. O esporte faz com que cada um queira se superar um pouco mais diariamente. Se você tem mais história, conte nos comentários abaixo. Mostre o incentivo que essas experiências podem dar para os amigos e parentes que insistem em não sair do sofá e, quem sabe eles não contem como começaram a correr no final de 2014.