Off-São Silvestre: SP para correr e para passear

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Anualmente, São Paulo, a maior e mais importante cidade do Brasil, recebe milhares de corredores para a tradicional prova de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro. Corredores de diversas nacionalidades e estados do Brasil se reúnem para percorrer os 15 km de percurso. Este ano, o número de 27 mil inscritos superou o das duas edições anteriores.

++LEIA MAIS:
>> CORRA (BEM) A SÃO SILVESTRE
>> SÃO SILVESTRE TERÁ MAIS CORREDORES EM 2013
>> SÃO SILVESTRE CHEGA ÀS TELONAS NO DIA 27
>> BAIXE SEU TEMPO NA SÃO SILVESTRE

Para quem desembarca na cidade – ou para vive nela – existem diversos lugares para que você, corredor, aproveite para treinar antes e depois da São Silvestre. Uma boa opção é escolher algum dos vários parques espalhados pela capital.

Confira algumas sugestões de lugares para que você corra pela capital paulista e aproveite o que a cidade tem de melhor. 

1 – Parque do Ibirapuera

Com horário de funcionamento das 5h às 24h, o Parque do Ibirapuera é um dos principais da cidade escolhidos pelos corredores, pois conta com uma estrutura propícia, com bebedouros, banheiros e trajetos, além de uma excelente pista de cooper, com terra batida e terreno plano.

A Volta do Lago é um dos caminhos mais utilizados pelos corredores, por ter ao longo de sua extensão asfalto e uma superfície plana, com aproximadamente 3 km, permitindo qualquer tipo de treino.   

Para treinos mais longos, os corredores podem optar pela Volta da Grade, que possui 6 km de extensão pelo parque. É indicado também para quem preferir caminhar ou apenas apreciar a beleza do lugar.

2 – Parque Villa Lobos

Durante a semana, o local é uma boa opção para praticar a corrida, por ser plano e ideal para os corredores. Localizado na Zona Oeste, o parque conta com 732 mil m² de área verde, com trajetos planos e arborizados para os treinos.

O parque É bem arejado e possui uma variedade de percurso e tipos de pisos para os corredores, como o asfalto, terra e grama, ideal para quem gosta de alternar os treinos. Além disso, o local é bastante utilizado para sessões de ritmo e treinos intervalados. O parque possui quatro portões de acesso e funciona das 5h30 às 20h.  

3 – Cidade Universitária

Com acesso liberado das 5h às 20h, o espaço mistura o ambiente de corrida de rua com diversas oportunidades de treinos mais longos, mantendo o corredor sempre em contato com o verde do local.

Conta com uma variedade de percursos e algumas subidas, os corredores costumam usar o espaço para treinar para as provas, bem como a São Silvestre.

4 – Ceret (Centro Educativo e Recreativo do Trabalhador)

Localizado na Zona Leste de São Paulo, o local possui uma boa estrutura para os corredores e conta com pistas de 1,5 km, 2,3km e 400 metros, ideal para quem gosta de variar o tipo de piso durante os treinamentos. Por contar uma vasta área verde, os corredores optam por este lugar por ser agradável e possuir vários tipos de terreno, para àqueles que gostam de alterar o tipo de treino.

Além dos treinos de corrida, o espaço também é indicado para todos os outros esportes e a caminhada. Funciona de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h.

5 – Parque da Água Branca

Apesar de possuir o menor percurso dos outros locais citados, o Parque da Água Branca é agradável para a corrida, por estar em contato pleno com a natureza. O parque conta com infraestrutura, trilhas e pista de cooper, aberto ao publico diariamente das 6h às 18h.

O local conta com três opções de rota e permite que o corredor tenha uma sensação gostosa ao correr, com marcação de distância ao longo dos trechos. O parque também disponibiliza várias rampas e inclinações ao longo de sua extensão.

6 – Parque da Aclimação

Outro ambiente ideal para os treinos de corrida é o Parque da Aclimação. Ele possui uma pista de Cooper, com uma leve subida, que pode ser um estímulo para quem deseja melhorar a performance correndo.

Rodeado por muito verde e pela beleza das árvores, oferece pista de corrida com 1.500 metros, campo de futebol, quadras esportivas, aparelhos de ginástica e uma pequena trilha para caminhada. Funciona diariamente, das 6h às 22h.