New Orleans Rock’n Roll Marathon: misture cultura e esporte

Atualizado em 23 de dezembro de 2016
Mais em Papo de Corrida

Nova Orleans é uma das cidades mais importantes dos Estados Unidos por conta da região portuária, sendo o quarto porto mais movimentado do mundo. Além disso, a cidade é a mais populosa do estado da Louisiana, com 343.829 habitantes. Fundada em 1718 por franceses, foi por quase cem anos motivo de brigas políticas para saber a quem pertencia a região, se aos Estados Unidos ou aos espanhóis e franceses. Só em 1805 ela foi incorporada ao país da América do Norte.

Por estar localizada próximo às planícies do rio Mississippi e do Golfo do México, a cidade possui baixíssima altitude, tendo várias localidades abaixo do nível do mar. Com temperatura média de 25,7°C ao ano, a região é um forte ponto de turismo e com uma cultura multirracial, já que possui raízes espanholas, francesas e afro-americanas. Durante o ano a cidade recebe diversos eventos ligados à música. Graças à cultura negra, Nova Orleans tornou-se um polo cultural do jazz e do rhythm and blues, que contribuíram posteriormente para o surgimento e o crescimento do rock’n roll. O evento mais famoso é o New Orleans Jazz & Heritage Festival, que acontece desde 1970 e com a próxima data marcada para 28 de abril a 7 de maio de 2017.

 

 

Além disso, a cidade respira esporte. Com dois times nas principais ligas de basquete e futebol americano, o New Orleans Pelicans e o New Orleans Saints, também tem uma corrida que movimenta a cidade no velho estilo rock’n roll. No dia 5 de fevereiro de 2017 rola a New Orleans Rock’n Roll Marathon & Half Marathon, com um percurso plano e agradável para nenhum corredor botar defeito.

José Carlos Bullara, 59, administrador de empresas. Correu a New Orleans Rock’n Roll em 2012 e nos contou sua experiência na cidade do Jazz.

01/03
Caindo na noite

No começo de 2012 fechei várias provas da série Rock’n Roll, entre elas a de Nova Orleans. Cheguei junto com minha esposa e fomos descansar. Depois, fomos conhecer a agitada noite da cidade, com restaurantes e bares com música para todos os gostos.

02/03
Cultura!
No dia seguinte, resolvemos conhecer um pouco melhor a cidade. Fomos ao famoso Bairro Francês (French Quartier). É a França localizada em plenos Estados Unidos, cultura e comida típicas. Muito divertido.

03/03
Kit em mãos
Fui retirar o kit da prova. A feira é muito boa e divertida, com bandas tocando. Organização impecável. Depois fomos dar uma volta e conhecer o French Market, que tem artesanato e produtos típicos. Acredito que todas as pimentas americanas vêm desse Estado (Louisiana).

04/03
Música e corrida
Dia da prova. Muito rock’n roll desde antes da largada. A cada 3 km havia uma banda com apresentações de rock, jazz e outros ritmos. Com os moradores sempre nos incentivando, consegui terminar a meia-maratona em 1h58min. À noite fomos assistir a uma partida de basquete da NBA.

05/03
Turistando
No dia seguinte, fomos conhecer mais um pouco dos pontos turísticos da cidade e aproveitamos para passear na Decatur Street, onde fica o famoso Café Du Monde e a Central Grocery. Além de dar uma passada obrigatória na Catedral St. Louis, uma das mais antigas do país, fizemos um passeio pelo rio Mississippi.

06/03
Valeu a pena
Fomos embora com sentimento de dever cumprido e de ter passado por uma bela região norte-americana. Uma corrida muito bem-feita e uma cidade culturalmente incrível.

Lugares para visitar

ST. Louis Catedral

1

Com 165 anos, a catedral é uma das mais antigas do país. Sua última restauração foi em 2005, devido à passagem do furacão Katrina.

Bairro Francês

3

Com uma arquitetura baseada nas culturas francesa e espanhola, o bairro fica situado no centro e se estende ao longo do rio Mississippi.

Rio Mississippi 

4

Segundo rio mais longo dos Estados Unidos, atrás do Missouri. Às suas margens aconteceu a batalha de Nova Orleans, em 1815, parte da guerra anglo-americana por colônias.

Mardi Grass

2

O Mardi Grass é um tradicional carnaval que acontece no mês de fevereiro. É um dos mais populares do mundo, tendo seu destaque nas tradicionais máscaras de gesso.

Superdome

5

Quem gosta de futebol americano não pode deixar de visitar a arena do New Orleans Saints. O estádio já recebeu sete Super Bowls, o evento esportivo mais importante do país.

Smoothie King Center

6

Outro famoso ginásio na região é a arena do New Orleans Pelicans, time de basquete da NBA. Além de jogos do melhor basquete do mundo, o local serve para inúmeros shows e eventos.

Café Du Monde

7

O charmoso Café Du Monde fica localizado no Bairro Francês. É um dos mais antigos da cidade, construído em 1862

The National WWII Museu

8

Fundado em 2000, conta com diversos artefatos usados durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra do Pacífico

País: Estados Unidos
Prova: New Orleans Rock’n Roll Marathon & Half Marathon
Data: 05/02/2017
Temperatura: 25°C
Site: http://www.runrocknroll.com/new-orleans/
Inscrições: US$ 95