Não consegui dormir direito antes da prova. E agora?

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

O nervosismo antes da prova, pode atrapalhar o seu descanso, mas a boa notícia é que você ainda pode ter um bom desempenho mesmo se não dormir bem na noite anterior a competição.

leia-mais-cinza
icon texto_menor  COMO BEBER ÁGUA SEM TOMAR UM BANHO
icon texto_menor  QUANDO A CORRIDA FICA EMBARAÇOSA
icon texto_menor  6 MODOS DE SE HIDRATAR (MELHOR)

Embora você possa acordar sentindo como se tivesse dormido por apenas alguns minutos, o que deixa o corpo moído, apenas uma noite mal dormida não vai fazer com que você corra mal. O pior será se a sua preocupação com isso fizer com que a sua ansiedade aumente na hora da largada. Saiba que apenas a privação crônica de sono poderá influenciar negativamente nas suas passadas.

Adote algumas estratégias para estar bem descansado na hora da corrida, mesmo se você tiver que contar carneirinhos antes de dormir.

1. Durma bem durante a semana da prova. Dessa forma o seu corpo estará bem descansado e não sentirá o baque, caso você não consiga relaxar um dia antes do evento.

2. Crie um ambiente propício para que o sono venha. Mantenha o quarto fresco, escuro e com distração mínima. Coloque smartphones, computadores e qualquer outra coisa que possa mantê-lo acordado até tarde em outro cômodo da casa.

3. No dia anterior ao da competição, é aconselhado o descanso físico e, de preferência, mental. Isso não significa que você deve ficar deitado ou sentado o dia todo, mas que é preciso evitar atividades físicas de média e alta intensidades. Você pode, por exemplo, passear no parque, pedalar em ritmo leve, nadar um pouco ou fazer algo que o ajude a relaxar. Isso alivia a tensão, diminui a ansiedade e ainda oxigena a musculatura, facilitando o seu relaxamento.

4. Evite café ou chás à base de cafeína antes de deitar, bem como, bebidas alcoólicas. Isso pode despertá-lo. Se você sentir necessidade de comer algo pouco tempo antes de deitar, prefira um copo de leite desnatado ou iogurte desnatado com mel. O importante é sentir-se bem disposto e com bastante energia ao acordar.

5. Pouco antes de dormir tente focar em algo que não seja a corrida. Assista a um filme, leia um livro, converse com amigos, qualquer atividade que tire o pensamento das passadas, diminuindo aquela ansiedade antes do sono.

(Fontes: Marcel Sera, fisioterapeuta especialista em reabilitação e disfunção físicas, além de tratamento de dor com uso de terapias manuais e medicina oriental, e Patrícia Pinesi, nutricionista de São Paulo)