Mino: ferramenta ajuda a controlar vida útil do tênis

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida
Toda a vestimenta do corredor é importante. Mais ainda, os tênis, que, assim como qualquer coisa, têm uma vida útil. Embora não seja uma ciência exata, já que vai depender de muitos fatores (peso, tipo de atividade, etc.), algo determinante para que os tênis sejam trocados é a quantidade de quilômetros percorridos. E, para ajudar o corredor a saber o momento certo de aposentar o calçado, a marca norte-americana Mino lançou uma ferramenta que mostra o quanto seus pisantes já rodaram.

O Mino é uma placa de 2,5 mm de espessura, que fica embaixo da palmilha para controlar os passos dados. A partir da quantidade de passos, o aparelho mostra a quilometragem percorrida por meio de pequenas luzes de Led. Quando essas luzes estão azuis, é um sinal que o tênis ainda tem pouca rodagem. A luz amarela, adverte que chegamos as 300 milhas (480 km), enquanto luz roxa indica que a marca de 400 milhas (640 km) foi atingida.

O sistema do Mino foi feito para entender que o corredor dará, em média, 375 passos por quilômetro, sem levar em conta as diferenças de altura e peso de cada um. Embora, não seja uma ferramenta exata, pode dar uma noção para aqueles que não sabem quantos quilômetros foram percorridos por seus pisantes, e a hora certa de trocá-los.

O Mino custa US$ 15 e está à venda no site www.runmino.com.

(Fonte: site parceiro na Argentina atletas.info)