Mente pode atrapalhar o corpo em uma corrida

Atualizado em 15 de março de 2018
Mais em Papo de Corrida

Muitos corredores amadores têm o sonho de completar uma maratona. Os 42 km são desafiadores, longos e para conseguir completá-los é preciso muito tempo de treino e dedicação. Porém, há casos em que, mesmo fisicamente preparado, o atleta não consegue completar a prova. Segundo a psicóloga do esporte, Valéria Sapienza, o problema pode não estar no corpo, mas na mente. “O atleta amador treina para superar suas marcas, sem a finalidade de competir”, afirma. Entretanto, “a vontade de cruzar a linha de chegada pode acabar com o sonho de completar a prova.”

“Por mais que se dediquem, treinem, pode acontecer”, conta. Para Valéria, “o psicológico sempre vai influenciar, assim como a parte física, em qualquer prova”. Segundo a psicóloga, “corpo e mente precisam estar preparados para lidar com o fato que vem pela frente, as dificuldades que farão o atleta chegar ao resultado esperado.”

Para não correr o risco de não conseguir completar uma corrida por uma questão psicológica, principalmente na estreia em uma de longa distância, ela dá algumas dicas. “Trace uma meta possível de ser alcançada, seja a curto ou longo prazo, e treine muito para isso”, diz. “Caso perceba que não terá tempo suficiente para se preparar para uma maratona ou qualquer outra prova, o ideal é adiar para um próximo momento”, lembra.

Uma preparação psicológica adequada também pode ajudar. “O corredor pode usar algumas técnicas de mentalização ou de imaginação, pensando, por exemplo, no momento em que estiver cruzando a linha de chegada”. Ela também sugere exercícios de relaxamento no dia que antecede a corrida. “É fundamental o acompanhamento de um profissional da área da psicologia”, completa.