Meia-Maratona Paris-Versailles: da torre ao Palácio

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Para quem pensava que brasileiro só viaja a Paris para fazer compras, surpresa! Existe uma meia-maratona que todo ano, no mês de setembro ou de outubro, atrai um grupo sempre crescente de corredores tupiniquins: a Paris-Versailles, com largada aos pés da Torre Eiffel e direito a cruzar, ao longo de 21 km, ruas, parques e muitos caminhos que encantam qualquer pessoa. Um dos principais palcos da história mundial, a Cidade Luz combina elegância, romantismo e uma cultura riquíssima.

Para quem quer aproveitar um passeio gourmet, há restaurantes para todos os gostos: dos tradicionais bistrôs (e seus suflês maravilhosos) a cantinas italianas e lanchonetes especializadas em hambúrgueres — sem esquecer da alta gastronomia, nesses tempos em que (boa notícia para quem não quer se afundar no cartão de crédito ao voltar para o Brasil) muitos restaurantes fazem promoções anticrise.

Com seus palácios e jardins, a cidade mais romântica do mundo contrasta os valores antigos e monárquicos com alta tecnologia, que é o caso do Train à Grande Vitesse, o trem de alta velocidade que liga Paris a Estrasburgo a uma velocidade média de 320 km/h. Nos esportes, a capital francesa já sediou as Olimpíadas duas vezes, ambas no início do século passado.

O país é forte no futebol e no rúgbi, além de ser palco do Tour de France (a mais tradicional prova do ciclismo mundial) e do Torneio de Roland Garros, o templo sagrado do tênis em que o nosso Gustavo Kuerten levantou a taça de campeão por três vezes. Quem visita Paris no mês de setembro pega o final do verão. A temperatura agradável leva os turistas às ruas não só para visitar as inúmeras galerias, museus, livrarias e exposições, como também para correr a Meia-Maratona Paris-Versailles, uma das provas mais rápidas do mundo, pelo fato de ser plana.

PAÍS: França
PROVA: Paris-Versailles
DATA: 28/09/2014
SITE: http://www.parisversailles.com
 

O que visitar

Museu do Louvre

O museu mais visitado do mundo (cerca de 8,5 milhões de ingressos por ano) tem em seu acervo mais de 380 mil obras, incluindo a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a Vênus de Milo.

Arco do Triunfo

Monumento construído no coração de Paris em 1806, por ordem de Napoleão Bonaparte, em honra do Exército francês. Lá estão eternizados os nomes de seus generais e batalhas vencidas.

Notre-Dame

Joia do estilo gótico, é uma das mais belas igrejas de Paris, com incríveis vitrais, quadros e esculturas em seu interior. Para ter uma visão panorâmica da cidade, é só subir em sua torre.

Torre Eiffel

Construída em 1889 para ficar exposta por apenas 20 anos, sobreviveu ao tempo e hoje é o maior símbolo da Cidade Luz.

Palácio de Versailles

Construído pelo rei Luís XIV para agregar a família e a corte, mantém o fausto do tempo do monarca francês. É aberto para visitação, com tudo para deixar o turista de queixo caído.

Jardim de Luxemburgo

Criado no século XVI para cercar o palácio de mesmo nome, tem um lago no centro, onde é possível alugar um pequeno veleiro e tomar um pouco de sol no verão.

Champs-Élysées

A avenida mais famosa e glamorosa do mundo reúne as principais joalherias e lojas de grife. De quebra, é vizinha à residência oficial do presidente da república, o Élysées Palace.

Conciergerie

Belo prédio do século XIX, que serviu de prisão durante a Revolução Francesa e abrigou mais de 2.600 detentos, inclusive Maria Antonieta.

(Conteúdo publicado na edição 112 da revista O2 Por Minuto – julho de 2012)