Maratona de Zurich: correndo com estilo na Suiça

Atualizado em 18 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Corredores de 30 países vão entrar em 2015 correndo pelas ruas de Zurique, na disputa da primeira competição do ano: a 9ª Neujahrsmarathon (ou, em português, Maratona de Ano-Novo), cuja largada acontece no primeiro segundo do dia 1º de janeiro. Além da emoção da disputa em plena passagem de ano, a corrida oferece a oportunidade de conhecer a cidade (a maior da Suíça, com cerca de 380 mil habitantes) eleita por sete vezes como a que proporciona a melhor qualidade de vida do mundo.

Além de grande centro financeiro, Zurique desperta o interesse dos turistas pela sua riqueza gastronômica, a noite agitada e a variedade de hotéis para todos os bolsos — sem contar a infinidade de lojas de chocolate.

A consciência ecológica ali é muito forte, e isso se vê no principal meio de transporte público — o train (um tipo de bonde elétrico) —, além de um programa de empréstimo de bikes chamado Zurirolt. Para utilizá-lo, basta apresentar um documento de identidade e depositar 20 francos suíços (R$ 38), que serão restituídos na hora de devolver a magrela. Zurique está na Suíça alemã, e o idioma por lá é o suíço-alemão — uma variação do idioma germânico. Grande parte da população fala inglês, e você não terá problema em se comunicar neste idioma. Outra facilidade é que o país não requer visto para brasileiros.

Nos esportes, apesar de ser a casa da Fifa, o futebol é apenas mais uma alternativa. Os suíços praticam desde o esqui alpino à caminhada nas montanhas, passando pelo tênis (lembram-se de Roger Federer?). Na corrida de rua, a cidade também é sede da Maratona de Zurique, realizada no mês de abril. A prova do dia 1º de janeiro é mais festiva, embora sem deixar a competição de lado. Além da maratona (quatro voltas num percurso em volta do rio Limmat), há a opção de outras distâncias: 18 km, 12 km e 6 km. O grande problema é a temperatura. No inverno suíço, ela varia entre 17 graus negativos e 7 positivos. Ou seja, há uma grande chance de as ruas estarem cobertas de neve, o que não deixa de ser mais um atrativo.

País: Suíça

Prova: Neujahrsmarathon Zurich

Data da prova: 1º de janeiro de 2015

Site: www.neujahrsmarathon.ch/

O que visitar

Bahnhofstrasse

A principal avenida de Zurique, e uma das ruas comerciais mais famosas do mundo, por onde se distribuem lojas de grifes como Rolex, Louis Vuitton, Armani, Chanel, Apple Store etc.

Catedral de Grossmünster

Junto ao rio Limmat concentram-se belas igrejas protestantes, formando um cartão-postal da cidade: a Fraumünster, a St Peter e a catedral de Grossmünster, com seus dois campanários.

Restaurantes

Um dos pontos altos de Zurique é a gastronomia, com italianos fabulosos e restaurantes que evitam o uso de produtos processados, como o Markthalle.

Orla do rio Limmat

Oferece uma boa estrutura para os seus treinos: terreno de chão batido, linda vista e praças distribuídas ao longo do caminho.

Museu Nacional

A cidade possui mais de cem museus. O principal deles é o Nacional, cujo acervo conta a história do país. O castelo que o sedia já é uma atração por si só, pela imponência e beleza.

Ruas de pedra

A cidade antiga, com suas ruas de pedras e casas com até 800 anos de história, residências, bistrôs e lojas de artesãos, contrasta com a arquitetura moderna do distrito financeiro.

Chocolates e macarons

Como ninguém é de ferro, é impossível ir à Suíça e não provar seus chocolates nas diversas lojas espalhadas pela cidade, assim como os onipresentes macarons.

Belvoirpark

Parque à beira do lago Zurique, onde no verão os suíços tomam banho de sol. Plano, com lindos gramados, é um lugar perfeito para as suas corridas.

(Conteúdo publicado na edição 116 da revista O2 Por Minuto – novembro de 2012)