Maratona de Tromso (Noruega): correndo ao sol da meia-noite

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

De olho no turismo, a cidade norueguesa de Tromso, a duas horas de voo de Oslo, decidiu criar uma corrida de rua durante o verão europeu, quando reina na região um fenômeno conhecido como sol da meia-noite — o astro não se põe entre o mês de maio e o fim de julho. Realizada desde 1990, com cinco opções de distância, a Corrida da Meia-Noite recebeu em 2011 4.200 inscrições, de 56 países, sendo cerca de 500 maratonistas. A largada é às 20h30, exatamente para que a maioria dos competidores cruze a linha de chegada por volta da meia-noite, vendo o sol brilhar. Neste ano, a prova acontece no dia 21 de junho. Uma coisa interessante é que, no verão, a temperatura média é de agradáveis 15°C, embora não deixe de haver neve nas montanhas que circundam a cidade. Psicologicamente, isso acaba estimulando mais o corredor. Além disso, o participante escuta seu nome sendo manifestado pelo público.

País: Noruega

Prova: Maratona do Sol da Meia-noite

Data: 21 de junho de 2014

Inscrições: www.msm.no

O jornal local publica a lista completa dos corredores inscritos, com nome, número do peito e país de origem. Dessa maneira, o público acaba se divertindo também, tentando descobrir quem é quem entre os corredores. Tromso é ponto de partida para um sem-número de grandes passeios pela região. É possível, por exemplo, alugar barcos para passeios curtos ou contratar excursões mais longas, em mar aberto, pelo oceano Ártico, bem como fazer passeios de avião sobrevoando toda a região. A cidade se localiza a 300 km do Círculo Polar Ártico. Por isso, quase tudo lá leva o nome de ártico ou polar: lojas, restaurantes e museus. No centro há preservado um conjunto de casas antigas, muitas delas de madeira, incluindo a catedral — a maior do norte da Escandinávia. Durante o verão, o movimento é intenso, mesmo com as lojas fechadas. Ninguém consegue dormir cedo com tanta luminosidade.

O que visitar

Teleférico

O bondinho leva você até o monte Storsteinen, do outro lado da ilha, no continente. Como funciona até a 1 hora da manhã, oferece uma vista do sol da meia-noite de um ângulo privilegiado.

Tromso Museum

Guarda um rico acervo sobre a vida e a história da região. As explicações estão todas em russo, porém, na entrada é entregue um folheto em inglês detalhando cada lugar do museu.

The Polar Museum

Museu voltado às grandes expedições polares e árticas. Tem um andar inteiro dedicado ao explorador Roald Amundsen, primeiro homem a chegar ao polo Sul.

Tromso Botaniske Hage

O jardim botânico de Tromso, com vista para as montanhas do leste e sul. Durante o verão é possível apreciar plantas do Ártico e alpinas. Fica ao lado do Planetário e a entrada é gratuita.

Arctic Cathedral

Destaca-se pela arquitetura, moderna e diferente: um mosaico de vidro. Durante a noite luzes são acesas pelo contorno do vidro, deixando a visão ainda mais bonita.

Polaria

Museu cujo edifício é considerado o quinto mais inclinado do mundo. Sua arquitetura representa blocos de gelo, caindo uns sobre os outros. Conta a história das expedições polares.

Blast

Loja de joias, copos e cartões artesanais. Solícitos, os vendedores fazem as vezes de guias turísticos, indicando atrações norueguesas.

Rua Storgata

Principal rua de Tromso, possui casas de madeira centenárias, típicas do lugar até 1904, quando um incêndio destruiu quase toda a região.

(Conteúdo publicado na edição 122 da revista O2 Por Minuto – maio de 2013)