Maratona de Roterdã alia atrações culturais e corrida

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Conhecida por sua arquitetura moderna e bela — destruída pelas forças alemãs na Segunda Guerra Mundial, a cidade foi totalmente renovada, em vez de reconstruída, daí a quantidade de prédios de construção admirável —, Roterdã teve por muitos anos a imagem um lugar apenas voltado para o trabalho, no qual não havia tempo para diversão. Para isso contribuiu o fato de abrigar durante muito tempo aquele que foi o principal porto do mundo, até perder a posição para o porto de Xangai.

Nos últimos anos, essa imagem mudou, e continua mudando rapidamente. Localizada no sul da Holanda, a 65 km de Amsterdã, hoje é apontada como uma cidade vibrante e inovadora, onde há muito o que ver e fazer. Você pode ir às compras, comer bem, relaxar em um dos muitos cafés, visitar uma série de museus ou se atirar na vida noturna, típica de uma cidade moderna. Sem contar a vantagem do on-the-go, um aplicativo para o celular que destaca todos os pontos atrativos da cidade e os eventos que estão rolando no momento.

Para quem gosta de fazer compras, a pedida é explorar a Beursplein (que concentra produtos de luxo e lojas de moda de vanguarda) e a Lijnbaan (a rua comercial mais importante). Se a pedida é praticar esportes, opções de parques também não faltam, a começar pelo Arboretum Trompenburg, com os seus jardins botânicos de tirar o fôlego, onde você pode aproveitar para dar uma corrida e apreciar a paisagem.

Em abril (este ano, no dia 13), com o frio intenso já indo embora, acontece a tradicional Maratona de Roterdã, cuja principal característica é ser uma corrida de 42 km rápida, devido ao seu percurso plano, com duas subidas mínimas. No calendário desde 1984, a prova atrai atualmente cerca de 22 mil corredores, além de 1 milhão de fanáticos torcedores, que ao longo de todo o percurso incentivam os maratonistas o tempo todo. Difícil é não querer voltar no ano seguinte.

Prova: Maratona de Roterdã

Data: 13 de abril de 2014

Site: http://www.marathonrotterdam.nl/

Não deixe de visitar

Casas cubo

Atração do centro de Roterdã, as “casas cubo” são construções com paredes e telhados inclinados, cada qual representando uma árvore, resultando numa floresta urbana.

Porto de Roterdã

Maior terminal marítimo da Europa e principal porto do mundo durante décadas — perdeu a posição para o porto de Xangai, na China. Oferece várias opções de restaurantes

Jardim Botânico

Com atrações como o Arboretum Trompenburg, uma bela coleção de árvores, arbustos, plantas perenes, bulbos e tubérculos, localiza-se na borda do centro de Roterdã.

Rotterdam Zoo

Além de uma grande variedade de animais, tem o passeio pelo Oceanium, sala totalmente coberta por um aquário com tubarões, pinguins, leões-marinhos e peixes.

Museu de arte

O Museu Boijmans Van Beuningen tem uma das melhores coleções de arte da Europa, com obras de Claude Monet, Van Gogh, René Magritte e Salvador Dalí.

Erasmus Bridge

Ponte de aço, desenhada pelo arquiteto Ben van Berkel, com 800 metros de comprimento e 139 metros de altura. Seu nome é uma homenagem ao humanista Erasmo de Roterdã.

LIJNBAA N & BEURS PLEIN

Importantes ruas de comércio local. A Beursplein concentra lojas de luxo, enquanto a Lijnbaan é conhecida como a “sarjeta” de compras.

Sonneveld House

Aberta ao público, conta com um guia de áudio pelas salas. É uma das casas mais bem preservadas da arquitetura funcionalista holandesa.

(Conteúdo publicado na edição 120 da revista O2 Por Minuto – abril de 2013)