Maratona de Frankfurt: dicas para quem vai correr

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Existe no imaginário das pessoas que não conhecem Frankfurt uma tendência a acreditar que se trata de mais uma daquelas metrópoles cheias de espigões, com arquitetura não muito amigável e pouco espaço físico para a prática de esportes.

Nada mais equivocado. Apesar de ter, sim, o maior número de arranha-céus da Europa ocidental e de abrigar o Banco Central Europeu e os principais bancos alemães, a cidade natal de Goethe tem ruas surpreendentemente pacatas e arborizadas, com ciclovias por todo lado, e uma arquitetura peculiar em que o novo contrasta com o antigo. Construções imponentes, como o Commerzbank Tower — até poucos anos o prédio mais alto da Europa —, convivem com edificações históricas, como a torre Eschenheimer, erguida no ano de 1400. Não por acaso, os 700 mil habitantes de Frankfurt costumam se referir à cidade como “a menor metrópole do mundo”, e chamá-la de “Mainhattan” — um jogo de palavrasentre Manhattan e o rio que corta a sua área urbana, o Main.

Nas artes, Frankfurt tem mais de 50 museus, e o melhor deles é o Instituto de Arte Städel, com obras de impressionistas como Renoir e Claude Monet. Nos esportes, abriga a Federação Alemã de Futebol e seu principal clube é o Eintracht Frankfurt, que disputa a Bundesliga.

A silhueta plana da cidade faz com que os corredores se deem bem: entre o ponto mais baixo e o mais alto existe uma diferença de apenas 117 metros. Não por acaso, a Maratona de Frankfurt é considerada a segunda mais rápida da Alemanha.

No ano passado, o queniano Wilson Kipsang bateu o recorde com 2h03min42s. Este ano, em sua 31ª edição, a corrida acontece no dia 28 de outubro. A prova acaba dentro de uma arena, com os corredores pisando um tapete vermelho. Chama a atenção a quantidade de bandas alemãs, principalmente de samba — os brasileiros sentem-se em casa.

Lugares para visitar

RÖME RBERG

Praça medieval que fica no centro da “cidade velha”, ao lado do rio Main. Rodeada por construções neogóticas, parece um oásis em meio a uma floresta de arranha-céus.

KAI SERDOM

Igreja principal, onde antigamente eram coroados os imperadores. Foi através dos séculos um dos monumentos da arquitetura religiosa alemã.

GOETHE HAUS

Casarão onde viveu o mais famoso poeta alemão, Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832). É decorada com reproduções da mobília original de sua época.

NEUE BÖRSE

Prédio da Bolsa de Valores de Frankfurt. Na frente, ficam as famosas estátuas de metal do búfalo e do urso, que simbolizam as tendências de alta e baixa dos índices.

Eschenheimer Turm

Torre de observação inaugurada em 1428, quando a cidade era cercada por muralhas. Aberta para visitação pública, tem 47 metros de altura. Em sua base existe um gostoso café.

MUSEUS

São mais de 50 museus. Destaque para o Schirn (arte moderna), o Städel (com obras de mestres como Botticelli e Cézanne) e o Senckenbergmuseum (história natural).

MAI NUFER

A orla do rio Main é cheia de museus. A vista é muito bonita e nas margens existem ciclovias e bikes de aluguel.

SACHSENHAUSEN

Bairro ideal para ir a um bar e provar Apfelwein (vinho de maçã) e pratos típicos alemães.

 

País: Alemanha
Prova: BMW Maratona de Frankfurt
Temperatura: 12ºC
Data: 28 de outubro de 2012
Site: www.bmw-frankfurt-marathon.com