Maratona de Estocolmo: corrida de primeira

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

A Suécia é sinônimo de qualidade de vida. O país figura no topo da maioria das listas sobre desenvolvimento humano financeiro. Sua capital, Estocolmo, maior e mais importante centro urbano, cultural, político e financeiro do país, é o local de residência de sua monarquia e de seu parlamento. Como não poderia deixar de ser, a cidade segue o alto padrão de desenvolvimento de toda a região nórdica e é considerada exemplo nos quesitos educação e transporte. Mas não para por aí. Estocolmo abriga ainda uma rica gastronomia e é possível encontrar por lá diversos restaurantes com deliciosos pratos típicos que envolvem, principalmente, peixes de águas frias, carne vermelha e batata.

Já na parte cultural, o forte são os museus, teatros e as óperas. Seus belos castelos históricos e a arquitetura que mistura prédios modernos com construções antigas também chamam a atenção. A capital é famosa ainda por abrigar, desde 1901, o prêmio Nobel, que é entregue anualmente no mês de dezembro.

Outro ponto turístico famoso, sobretudo entre os apaixonados por esporte, é o Estádio Olímpico de Estocolmo, inaugurado em 1912 para a sexta edição dos Jogos Olímpicos Modernos. O local abriga, desde 1979, a Maratona de Estocolmo, cujos principais atrativos são os diversos pontos turísticos que podem ser vistos ao longo do trajeto além da estrutura de qualidade. Um fato interessante sobre a prova é que não apenas água e isotônicos são oferecidos para quem busca hidratação. Na edição de 2013, os quase 20 mil corredores inscritos foram agraciados com 10 mil litros de cerveja após a prova.

País: Suécia

Prova: Maratona de Estocolmo

Data: 31/05/2014

Site: http://www.stockholmmarathon.se/start/

Temperatura média: 200C

Inscrições: € 112 (R$ 360)

O que visitar

Gröna Lund

O famoso parque de diversões da cidade foi inaugurado em 1883 e é o mais antigo da Suécia. Oferece atrativos para todas as idades e recebe diversos shows todos os anos.

Gamla Stan

Cidade velha de Estocolmo, é o núcleo histórico da cidade. Encanta por sua arquitetura com influência gótica. Boa parte dos pontos turísticos está localizada nessa região.

Djungarden

Uma ilha de 280 hectares localizada no centro. Abriga um parque, museus e o jardim zoológico. Por conta disso, recebe muitos turistas que chegam lá em embarcações.

Skansen

Famoso museu ao ar livre que conta a história da Suécia com construções e artefatos antigos. Possui a réplica de uma pequena cidade do século 19, com trajes da época, artesãos e ourives.

Palácio Real de Estocolmo

A residência da família real, inaugurada em 1697, fica localizada na cidade antiga, na ilha de Stadsholmen. Com 61 mil m2 e 1.430 quartos, é considerado o 11º maior palácio do mundo.

Museu de Vasa

Construído a partir da estrutura de um navio sueco que naufragou em 1628. Pelo trabalho de resgate realizado na embarcação é possível entender a vida da Suécia no século 17.

Norrmalmstorg

Praça central que liga entre suas ruas os principais locais de comércio de Estocolmo. Geralmente é o ponto de partida dos turistas.

Riddarholmen

Um ilhéu no centro da cidade. Por lá está localizada a principal igreja da cidade, onde são sepultados os monarcas da Suécia desde o século 16.

(Conteúdo publicado na edição 133 da revista O2 Por Minuto – abril de 2014)