Maratona de Dublin: cerveja, história e corrida

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Conhecida mundialmente por seus pubs — bares típicos do Reino Unido —, Dublin é a capital e maior cidade da Irlanda, com mais de 500 mil habitantes. Sede da famosa marca de cerveja Guinness, produzida desde 1759, recebe a visita de milhares de turistas dispostos a curtirem suas grandes festas e a vida noturna agitada. Para quem viaja a Dublin com esse propósito, a região do Temple Bar, área de estilo medieval popular pela variedade de bares, e as festas típicas, como o tradicional Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day), um dos padroeiros da Irlanda, são os pontos altos. E há ainda muito mais.

Na área cultural, oferece festivais de música, arte, moda e literatura — vale lembrar que Dublin é a terra de grandes escritores, como James Joyce, Oscar Wilde e George Bernard Shaw. Na parte histórica, possui outra infinidade de atrações. Fundada por vikings, é repleta de cenários históricos, castelos, construções antigas e paisagens campestres, representando muito bem o estilo tradicional europeu.

No campo esportivo, mantém populares seus esportes mais tradicionais, como o futebol gaélico — uma espécie de rúgbi com futebol e futebol americano — e o hurling, jogo de origem celta semelhante ao hóquei. Mas a corrida também tem espaço na capital irlandesa. Desde 1980, é organizada por lá a Maratona de Dublin, que neste ano será no dia 27 de outubro. Com um percurso quase que totalmente plano, passando por toda a região central da cidade — e por diversos pontos turísticos —, a prova é disputada por mais de 10 mil corredores anualmente, que experimentam o clima receptivo da população. Durante a disputa, o público se esforça para animar os corredores, cantando músicas típicas e até entregando pacotes com balas de goma, para que os atletas reponham as energias.

PAÍS: Irlanda
PROVA: Maratona de Dublin
DATA: 27/10/2014
SITE: www.dublinmarathon.ie

O que Visitar

Experience Gaelic Games

Ótima oportunidade para aprender um pouco sobre jogos gaélicos. Nessa espécie de camping, os turistas praticam, com a ajuda de monitores, esportes como futebol gaélico e hurling.

Cemitério de Glasnevim

Além de agradar os visitantes por conta de sua bela arquitetura, o Cemitério de Glasnevim é rico em histórias sobre heróis das revoluções e das guerras irlandesas.

Phoenix Park

Um dos maiores parques da Europa. É usado para a prática de diversas atividades físicas e piqueniques, além de receber vários shows durante o verão.

Temple Bar

Região onde se encontram os melhores pubs de Dublin. Possui inúmeras opções de bares e restaurantes para os turistas degustarem vários tipos de cerveja.

Aviva Stadium

Com capacidade para 51 mil espectadores, o estádio chama a atenção por sua beleza monumental. É a “casa” oficial das seleções irlandesas de rúgbi e futebol.

Cadeia de Kilmainham

Uma aula sobre a história irlandesa. Construída no século 18, abrigou milhares de presos da época da fome na Irlanda (1845-1849) e do levante pela independência, em 1916.

Chester Beatty Library

Dividida nas seções “Tradições Sagradas” e “Tradições Artísticas”, a livraria possui manuscritos, pinturas e livros raros.

Museu Nacional da Irlanda

Centro da cultura irlandesa e viking, o museu expõe peças antigas, corpos mumificados e revela grande parte da história de Dublin.

(Conteúdo publicado na edição 126 da revista O2 Por Minuto – setembro de 2013)