Maratona de Bs. As: a primeira a gente nunca esquece

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Hoje, a editora da O2 vai ter que me desculpar, mas não irei falar de nutrição. No perfil de apresentação como blogueira, coloquei que uma das minhas metas era arranjar tempo para treinar para uma maratona, os tão sonhados 42 km e 195m. Pois bem pessoal, mais tempo eu não consegui arranjar, mas me planejei e um dos meus maiores sonhos foi concretizado no último domingo, na Maratona de Buenos Aires.

Em junho deste ano, meu sempre incentivador marido, me indagou: vamos correr a Maratona de Bs. As.? E eu, sempre pangaré nos treinos, pensei: por que, não?! Só para vocês terem um ideia, sempre gostei muito de correr, mas pelas minhas atividades do consultório e do mestrado sempre arranjava uma desculpa para dizer que não tinha tempo, que depois que eu finalizasse o mestrado iria me focar… Então, quando veio esta proposta resolvi MUDAR DE VIDA!

Quando decidi isso, liguei para o meu treinador e ele me deu todo o apoio do mundo! Mas, deixou muito claro que era fundamental treinar, treinar e treinar e perder um pouco de peso. No total foram 16 semanas de preparação… Nessas semanas, aprendi a me ORGANIZAR! Colocava em um calendário semanal (esses que a gente imprimi do computador, sabe?!) todos os compromissos profissionais, acadêmicos e de treinos para saber qual dia e horário iria correr. Teve dias que acordava 5h30 da manhã para treinar…. E sabe de uma coisa? Não foi sacrificante! Você acaba se adaptando, gostando dessa função.

Quando iniciei meus treinos o meu pace médio era de 7’45 a 8’, no meu último treino, antes da maratona, o pace médio já era de 6’50, 6’45… Isso para mim foi uma grande vitória! O corredor é aquele cara solitário, ele só evolui quando ele leva a sério a planilha e foi o que fiz.

Quanto à dieta, planejei tudo certinho e os únicos suplementos que utilizei foram os géis de carboidrato, BCAA, glutamina e cápsula de eletrólito em treinamentos mais longos. E o resto era comida de verdade mesmo! Pão integral, atum, cottage, frango, arroz integral, feijão… No final fiz a prova com 8 quilos a menos. Podia ter sido melhor, claro que sim, mas não adianta restringir mais o cardápio. Se restringia muito, ficava fraca, não tinha força para treinar.

A prova
Na largada da prova, me determinei a parar somente duas vezes ao longo do trajeto, no km 15 e 30, pois nesses pontos havia banheiro. Mas, quem faz maratona sabe que nem sempre sai tudo como programado. Além, desses dois pontos, durante a prova parei no km 29 para alongar o glúteo e no km 31 o cansaço era tão grande que caminhei por 100m. Não caminhei mais porque não adiantava, a dor ao caminhar e ao correr era igual, então escolhi voltar a correr….

Quanto ao famoso MURO DOS 30 km, ele não me pegou. O meu muro verdadeiro foi a partir do km 20 até o 30. Nossa, neste período sofri demais!!!!! Quando cheguei no km 32, daí foi barbada! Não foram os 10 km mais longos da minha vida, foram os mais rápidos! Nesse momento, o meu pensamento foi: AGORA VAI DAR TUDO CERTO E VOU VIRAR MARATONISTA!!!! E dito e feito. Cruzei a linha de chegada com o meu marido (que, por sinal, fez seu melhor tempo na maratona em 3h22). E, encerrei em 5h22.

Mas, você deve estar pensando o porquê contar isso aqui? Por que muitos me procuram com objetivo de mudar a alimentação, a estética do corpo, mas eles continuam arranjando mil desculpas para não fazer um suco, para comer só barra de cereal, para usar só suplemento… A vida não é mole! Falta de tempo é o mal da humanidade. Ninguém tem tempo de sobra e, diante disso o PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO SERÁ FUNDAMENTAL, PARA QUE VOCÊ TENHA UM ESTILO DE SAUDÁVEL! Se a pangaré aqui conseguiu mudar isso, qualquer um consegue!

Mais dicas….
Facebook.com/nutricaoesportivaefuniconal
Integram: @nutrideniseentrudo

Você também quer contar sua história em uma prova bacana? Mande um e-mail com o assunto “Eu fui”  contando todos os detalhes da prova e com fotos do percurso. Quem sabe você não é o próximo a aparecer na O2 Por Minuto?

icone-foto

[nggallery id=61]