Maratona de Barcelona: vamos para a Espanha

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Sediar uma das maratonas mais charmosas do mundo é apenas mais um detalhe. Levando em conta a beleza da paisagem, a quantidade de atrativos culturais, a oferta de bons hotéis e restaurantes e até critérios francamente objetivos, como o alto-astral da capital da Catalunha, Barcelona é simplesmente apaixonante. É só sair andando pelas ruas da cidade — aliás, um dos baratos lá é que quase tudo é feito ao ar livre — para se encontrar alguma coisa especial, da fachada modernista de alguns edifícios aos bairros medievais.

Não por acaso, a Catalunha pode ser considerada um país dentro da Espanha. Pergunte a alguma pessoa nascida em Barcelona se ela é espanhola. Provavelmente ela ficará sisuda e responderá que não, que é catalã. Depois da Guerra da Sucessão Espanhola em 1714, Barcelona estava “quebrada” economicamente. Para superar a crise, usou seu potencial industrial para se recuperar sem a ajuda de nenhum outro Estado. Isso criou nas pessoas um sentimento de união. Com essa alma, a cidade cresceu e se tornou o maior polo industrial da Espanha.

Culturalmente, Barcelona se destaca pela herança deixada por um filho genial: Antoni Gaudí, o arquiteto que assina as mais belas construções da cidade, como a casa de Batllò, a casa Millà e o templo de La Sagrada Família. Nos esportes, a capital catalã sediou diversos eventos importantes, como as Olimpíadas de 1992, citada mundo afora como um exemplo a ser seguido, pelo legado que deixou para a cidade. Também foi uma das sedes da Copa do Mundo de 1982 e é a casa de um dos melhores times de futebol do mundo: o fantástico F.C. Barcelona.

PAÍS: Espanha

PROVA: Maratona de Barcelona

DATA: 15 de março de 2015

SITE: www.zurichmaratobarcelona.es

O que visitar

La Sagrada Família

Com mais de 100 m de altura, no estilo gótico, foi projetada por Gaudí. Foi iniciada em 1882, mas com o falecimento do arquiteto a construção foi interrompida. Retomada em 1979, até hoje não foi concluída.

Camp Nou

Casa do F.C. Barcelona, é um dos maiores estádios do mundo. Tem capacidade para 95 mil torcedores e abriga o museu do clube, boa oportunidade para conhecer os grandes craques da história.

Parque de Tibidabo

Construído em 1899, o parque localizado no Monte Tibidabo é o mais antigo da Espanha e o segundo mais antigo da Europa.

Casa Batllò

Famoso ponto da cidade. Foi construído em 1877, por Emili Sala Cortés, e reformado por Gaudí, a pedido de José Batlló Casanovas.

Torre de Collserola

Marco das Olimpíadas de Barcelona, está instalada no alto da Serra de Collserola. Tem 288 metros de altura e de seu mirante é possível ter uma bela visão da cidade catalã.

Aquário de Barcelona

Inaugurado em 1995, é o mais importante centro marinho com temática mediterrânea do mundo e o maior oceanário da Europa, por onde já passaram 14 milhões de pessoas.

Torre de Agbar

No fim de semana, quando anoitece, o edifício passa a ser o centro de todas as atenções, graças um hipnotizante jogo de luzes e cores.

Casa Milà

Construída por Gaudí, faz parte do patrimônio histórico da Unesco. Conhecida por não ter linhas retas, é visitada por milhares de turistas.

(Conteúdo publicado na edição 108 da revista O2 Por Minuto)