Ricardo SoaresFoto: Ricardo Soares

Little Rock Marathon, a prova com a maior medalha do mundo

Atualizado em 17 de julho de 2018
Mais em Papo de Corrida

A Little Rock Marathon tinha tudo para ser mais uma prova nos Estados Unidos, o país das maratonas. Mas o seu grande diferencial (literalmente!) é a medalha entregue aos corredores dos 42,195 km. O prêmio é simplesmente o maior do mundo, com mais de 20 cm e pesando mais de 1 kg. Outro atrativo do evento é poder correr 5 km ou 10 km no sábado e fazer mais 21 km ou 42 km no dia seguinte. Os atletas que topam a dobradinha levam uma medalha extra, é claro.

Neste ano, a Little Rock Marathon aconteceu no dia 4 de março com o tema medieval. Embora não esteja entre as maiores provas dos Estados Unidos (em 2017 foram cerca de 6 mil participantes), muitos atletas cruzam o país para correr na cidade — a maioria atrás da grandiosa medalha entregue aos concluintes da maratona.

O grande dia na Little Rock Marathon

Little Rock Marathon

Foto: Ricardo Soares

Como sou competitivo e adoro um desafio, topei fazer 10 km no sábado e emendar 42 km no domingo. Afinal, não poderia perder a chance de conquistar a maior medalha do mundo. Para se ter uma ideia, o percurso dos 5 e 10 km tem dificuldade mediana: possui algumas subidas fortes, mas a euforia dos moradores motiva a galera corredora.

Finalizei os 10 km em terceiro lugar no geral. Infelizmente, não ganhei o troféu na chegada; só o primeiro lugar leva a premiação na hora. Os demais do pódio, como eu, recebem a lembrança da vitória pelo correio. O domingo chegou e eu estava ansioso pela maior medalha do planeta. O caminho da maratona é um pouco pesado, com algumas subidas, principalmente na segunda metade da prova.

O clima estava ótimo, em especial para os atletas que adoram correr no frio. A organização no geral é excelente, com postos de hidratação na medida e sinalização clara e precisa nos momentos certos (bifurcações, se deveria cortar pela direita ou pela esquerda etc.). Entreguei os 42 km em 3h02min11s, felicíssimo pelo resultado.

Se você curtiu a possibilidade de encarar um desafio dessa envergadura, dá tempo de se preparar para a próxima Little Rock Marathon, que rola entre 2 e 3 de março de 2019. Uma dica: reserve bastante espaço na mochila para caber a medalha dos 42 km e reforce o porta-medalhas!

 

Dicas turísticas

Com cerca de 200 mil habitantes, a cidade de Little Rock não possui grande apelo turístico, portanto não espere muitas opções de passeios. Existe, entretanto, um local que vale a visita: a little rock central high school. Ela representa o episódio mais marcante da região, que ficou conhecido como “Os Nove de Little Rock”. Em 1957, nove estudantes negros tiveram que ser escoltados por militares para poder frequentar a escola, até então exclusiva para brancos. Apoiado pela maioria da população local, o governador do Arkansas na época, Orval Faubus, resolveu ir contra uma sentença da corte suprema, pela qual todas as escolas do país deveriam eliminar as restrições raciais. Tal fato fez com que o então presidente, Dwight Eisenhower, enviasse tropas para garantir o cumprimento da determinação. Para quem quiser se abastecer depois da corrida, vale a pena experimentar o famoso hambúrguer cotham’s in the city, destaque do programa Man V. Food.

 

Sobre Alexandre Diniz, autor deste texto:

Para quem me conhece ou me acompanha pelo Instagram (@diniz79) sabe que já participei de dezenas de provas de 10 km, meias-maratonas, maratonas e ultramaratonas. Mas com o passar dos anos, perdi um pouco o encanto pelo desafio de superar as distâncias. Por isso reinventei minha motivação ao criar o projeto de correr diversas provas no ano sem perder a performance.

Além disso, estou mirando em concluir todas as World Marathon Majors e conquistar a tão sonhada Six Star Finishers. Foi assim que me transformei em um “caçador de maratonas”, buscando provas diferentes pelo mundo. Hoje já corri em nove países — graças à corrida, estive em lugares que jamais imaginei conhecer.