Jesse Owens terá sua história contada no filme Race

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

A história do campeão olímpico Jesse Owens chegará em breve aos cinemas. O longa Race narra a trajetória de Owens até a conquista dos quatro ouros (100 metros, 200 metros, 4×100 metros e salto em distância) nas Olimpíadas de Berlim, em 1936.

O fato ficou marcado nas história do esporte, já que o negro Owens conquistou o lugar mais alto do pódio em plena Alemanha nazista, e na presença de Adolf Hitler. Reza a lenda que o líder alemão deixou o Estádio Olímpico para não cumprimentar o americano pela vitória. No entanto, isso nunca foi confirmado.

Dirigido por Stephen Hopkins, Race tem o ator canadense Stephan James no papel de Owens. Além dele, o elenco conta com os vencedores do Oscar Jeremy Irons e William Hurt. A previsão de estreia nos Estados Unidos é 19 de fevereiro. O filme ainda não tem data para estrear no Brasil.

Jesse Owens começou sua vida de esportista em 1930, ainda no ensino médio, no Fairmount High School, em Cleveland (Ohio). Logo em seguida, ele tentou a seletiva para as Olimpíadas de Los Angeles, em 1932, mas não conseguiu se classificar.

Em 1933, Owens começou a mostrar que era um fenômeno, conquistando 75 vitórias em 79 provas ao longo do ano, e de quebra bateu o recorde mundial dos 100m (9s40).

Em 1935, na seletiva dos Jogos Olímpicos de 1936, Owens venceu quatro provas, em um intervalo de 75 minutos. Ele venceu no salto em distância, 100 metros, 200 metros e 220 metros com barreira.

Após as Olimpíadas de Berlim, em 1936, Owens passou a participar de eventos pitorescos, correndo contra atletas de outros esportes, com carros, motos, cachorros e até cavalos. Com essas corridas bizarras, Owens foi expulso da Associação Amadora de Atletismo, sob o pretexto de que um campeão olímpico não podia passar por essas situações degradantes.

Jesse Owens morreu em 31 de março de 1980, aos 66 anos, em Tucson (Arizona). Em 2012, ele foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo pela sua trajetória.

Video