Eu fui!: Maratona de Miami 2016

Atualizado em 20 de setembro de 2016

O mês de janeiro é uma época em que o calendário de provas dá uma acalmada, pois muitos corredores aproveitam para viajar e curtir o verão ao lado da família e amigos. Isso não impede, contudo, que encaixem um desafio em meio a esse período de descanso. Foi o que fez o médico e corredor Leandro Ribeiro Vaz, de 36 anos, que aproveitou a viagem para a Flórida, nos Estados Unidos, para encarar, no dia 24 de janeiro, a 14ª edição da Maratona de Miami. Confira abaixo o relato dele sobre a prova.

“Normalmente passo o Reveilón com minha família em Orlando ou Miami – e acabo sempre fazendo a Maratona da Disney. Mas sempre tive vontade de correr também a prova de Mimai, pois o percurso é plano e o clima perfeito, com uma média de 10-15°C. Este ano, por indicação do pessoal da Maratonas no Mundo, vi que isso seria possível e, então, me programei para a corrida.

Chegada a véspera da prova, fui retirar meu kit em Wynwood, um lugar muito bonito e com acesso fácil. Não pude aproveitar mais, pois estava com minha família e um bebê de apenas três meses. Mas soube que foram dois dias de evento muito bem organizado, com palestras e uma feira bem variada, com bons preços e sem tumulto. Havia, inclusive, muitos ônibus que serviam de transfer para diversos pontos na cidade.

Para agradar a esposa, encarei um show da Madonna na noite anterior à prova e, por conta disso, não dormi nem duas horas. Chegado o grande dia, fazia um frio atípico para a época, cerca de 6°C, o que me fez ter que comprar um moleton que acabei deixando no momento da largada. A corrida começou às 6 horas em ponto, sendo a largada da maratona e dos 21k ao mesmo tempo, porém sem tumulto.

O percurso inicia com a travessia de uma ponte (única subida do trajeto), passa ao lado de onde ficam os cruzeiros e segue rumo a Miami Beach, garantindo um visual muito lindo. Assim que termina os 21 km, a prova fica bem vazia, pois dos quase 18 mil corredores participantes, apenas pouco mais 3 mil faziam o percurso de 42 km.

Ao longo da prova há vários pontos de abastecimento de água e comida, e também diversos banheiros químicos. Durante o trajeto, cinco bandas ajudam a animar os corredores. Nada comparado a Nova York, mas foi bem bacana.

A segunda parte da corrida começa com um cenário não tão bonito, mas logo entramos no charmoso bairro de Coral Gables e logo o visual volta a chamar a atenção. Próximo ao final da prova, chegamos à ilha Key Biscayne, um lugar muito lindo para conhecer, até que, enfim, é possível ver a linha de chegada em meio a uma arquibancada repleta de muita gente aplaudindo. Completei a prova em 3h19min sem bater meu tempo da Maratona da Disney (3h09min), mas emocionado por ter completado mais um desafio”.

Leandro Ribeiro Vaz é especialista em medicina do esporte e nutrologia. Já correu três ultramaratonas e sete Ironmans. A prova de Miami foi sua 14ª maratona.

icone-foto

[nggallery id=328]