Esqueça o estresse para correr melhor

Atualizado em 20 de dezembro de 2017
Mais em Papo de Corrida

As pressões do dia a dia e a rotina cansativa de trabalho atrapalham – e muito – a vida de algumas pessoas, inclusive dos corredores. Eliminar tais problemas pode parecer difícil e (até!) impossível. Mas com a ajuda da corrida, você pode aliviar o estresse e encontrar mais qualidade de vida.

O corpo humano, através da corrida, produz endorfinas e outros produtos considerados analgésicos. Quando você passa a exercitar-se, diariamente, fica evidenciado seu estado de bem-estar e sua condição psicológica e positiva.

Mesmo vivendo em momentos de tensão ou em clima desfavorável, você pode encontrar na corrida melhores condições para enfrentar esses empecilhos. Mas, como colocar isso em prática? Você pode seguir alguns passos:

Concentre-se no presente
A melhor maneira de se “livrar” do estresse é se concentrar no momento presente, ao invés de ficar remoendo as emoções negativas do dia anterior ou, até mesmo, pensando nos problemas do futuro. Com isso, você sentirá sua mente mais livre e aberta, sem pensar nos problemas que te atormentam. Use o momento presente para visualizar e executar o seu treino ou prova, pois desta maneira, os resultados serão mais perceptíveis e você tem a chance de correr melhor.

Pense positivo
Manter pensamentos bons é uma das dicas principais para enfrentar os problemas e diminuir o estresse. Se você pensar positivo e que irá realizar uma boa corrida, aos poucos, os resultados começam a aparecer. Se, com ela, você esquece os problemas e o estresse da rotina, automaticamente, haverá um aumento em sua autoestima e autoconfiança, o que implicará em mais resistência para encarar uma prova ou treino.

Você pode, dentro dos seus pensamentos, fazer uma seleção de imagens, músicas, palavras ou momentos que trazem boas sensações. Assim, durante a corrida, você conseguirá manter o controle, a motivação e o equilíbrio, esquecendo-se das coisas ruins que causam o seu estresse.

Escolha novos lugares para correr
Pode ser em outras ruas, na praia, no campo ou até em trilhas… A ideia é escolher outros locais para a sua corrida, a fim de mostrar a sua mente novas cenas e caminhos. Esse tipo de alteração em sua rotina poderá te ajudar a espairecer e mostrar outros pontos que você, talvez, não tenha observado: o céu limpo, as árvores ou até as pessoas ao seu redor.

(Fonte: Kátia Malaguti, consultora em psicologia do esporte no Rio de Janeiro)