Dois lados da moeda: como usar a roupa de compressão?

Atualizado em 23 de junho de 2017
Mais em Papo de Corrida

Quem corre nas ruas sabe que existe um dilema entre os corredores homens: usar ou não usar shorts por cima da calça ou da bermuda de compressão? Tem os que defendem que o visual não é importante e que o shorts por cima da calça faz com que aumente o calor durante as passadas, o que melhora o desempenho. Mas tem, também, aqueles que não tiram da cabeça a ideia de que usar apenas a roupa de compressão melhora a aerodinâmica na corrida.

A verdade é que não existe uma posição que seja correta. O que importa, de fato, é o seu bem-estar nos treinos e provas. Veja a opinião de dois corredores sobre o assunto.

 

 

Eu uso apenas a calça

“A roupa com compressão é muito interessante para os corredores, pois além de auxiliar na melhora da circulação sanguínea, aumenta o desempenho dos atletas. A calça, por exemplo, ajuda na diminuição da fadiga da musculatura da panturrilha por diminuir a vibração da musculatura durante o exercício. Situações como estas que auxiliam e acabam prevenindo futuras lesões. Outro ponto importante: esse tipo de roupa auxilia no pós-treino ou na prova, ajudando, e muito, na recuperação muscular. A calça, apesar de ser uma aliada nos dias de inverno, não é apenas utilizada por conta do frio e sim pelo grande número de benefícios que traz. E ela já é suficiente, não precisa de complementos. O calção antigo de corrida esta sendo substituído e eu recomendo o uso da roupa de compressão.”
Fabiano Braun é diretor-técnico do Floripa Runners e presidente da Associação de Treinadores de Corrida do Estado de Santa Catarina (ATC-SC)

Prefiro colocar um shorts por cima

“No meu início nas corridas mal costumávamos usar um tênis adequado, quanto mais um vestuário apropriado. Os nossos produtos eram aqueles que encontrávamos em casa: o velho tênis que corria atrás da bola e o shorts do time de futebol. A indumentária na corrida foi mudando com o tempo. Os tênis foram sendo aprimorados e os shorts e camisetas forma modificados, para favorecer a performance. No quesito shorts, apareceram os de tecidos leves, com aberturas do lado e fáceis de lavar. Mas na época de frio a situação apertava, pois dispúnhamos apenas dos antigos moletons. Foi em uma viagem aos Estados Unidos, tempos atrás, que descobri as calças e bermudas de compressão. Mas como usá-las? Essas calças são bastantes confortáveis, mas não me sentia à vontade para sair na rua. A opção foi usar o conhecido shorts sobre a calça ou sobre a bermuda. E consegui ótimas combinações. Assim corro com maior comodidade, conforto térmico e a compressão ainda ajuda na recuperação muscular.”

José Reynaldo Figueiredo é diretor técnico da Corpore e corredor há mais de 30 anos