Dica de viagem: Maratona de Praga (República Tcheca)

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Para quem já é experiente no circuito de ruas do Brasil e está interessado em uma boa opção para estrear internacionalmente e aliar a prova com uma boa viagem, a cidade de Praga é uma ótima escolha. Capital e maior cidade da República Tcheca, conhecida como “cidade das cem cúpulas”, é um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa, famosa pelo extenso patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. É o centro do país, onde tudo acontece e é decidido. Uma das mais antigas cidades europeias foi por muito tempo passagem obrigatória de rotas comerciais que atravessavam a Europa de norte a sul. Entre 1346 e 1378, o imperador alemão Carlos IV de Luxemburgo estabeleceu na cidade o seu império, transformando o lugar em uma potência do continente. Às margens do rio Vltava, tornou-se um grande polo econômico, expandindo seu território com a construção da ponte Carlos, que liga a Cidade Nova com a Cidade Antiga.

Praga é famosa por ser um dos grandes centros culturais europeus, ligado a nomes como o compositor Antonín Dvořák e o escritor Franz Kafka. Possui diversas instituições de ensino, sendo a mais famosa a Universidade de Carlos, fundada no século XIV, sendo a mais antiga do centro europeu. Quem vai a Praga encontra lugares interessantes para passear e aproveitar os monumentos históricos que a cidade possui. Repleta de história, a cidade conta, por meio de museus e casas históricas da Cidade Antiga, como um pequeno povoado se transformou em uma cidade imponente. Quem corre a meia-maratona conhece essa história pelo percurso que começa no centro histórico, passa por toda a extensão do rio Vltava, pelo bairro judeu e pela J. Palacha Square, a grande praça da cidade.

País: República Tcheca

Prova: Meia-Maratona de Praga

Data: 11 de maio de 2014

Site: http://www.runczech.com/en/

O que visitar

Ponte Carlos

A mais antiga de Praga liga a Cidade Antiga à Cidade Nova. É considerada uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. A ponte é decorada por 30 estátuas situadas em ambos os lados.

Old Town Square

Praça central da cidade, está sempre cheia de turistas. Durante o verão, esse é o ponto onde são realizados grandes eventos de música.

Rua do Ouro

Uma pitoresca via de casinhas renascentistas coloridas. Uma das pequenas casas foi ocupada por Franz Kafka.

Kampa

Um belo lugar à margem do rio Vltava e próximo à ponte Carlos, onde estão localizados alguns restaurantes com culinária internacional.

Castelo de Praga

Monumento nacional, símbolo de mais de mil anos da história do Estado tcheco. Desde o seu surgimento, no último quarto do século IX, o Castelo de Praga foi sede do governo.

Igreja Menino Jesus de Praga

Em estilo barroco, no Bairro Pequeno. A atenção dos peregrinos é especialmente atraída pela estatueta do Menino Jesus de Praga.

Igreja Týn

Com duas torres em estilo gótico chegando a 80 metros de altura, fachada rústica e grandiosa, a igreja impressiona.

Museu Nacional

Fundado em 1818 como o Museu Patriótico da Boêmia, é um dos maiores museus de Praga.

(Conteúdo publicado na edição 122 da revista O2 Por Minuto – junho de 2013)