Defina suas metas para o próximo ano

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Você manteve o treinamento correto durante todos os meses do ano. Agora, que ele está chegando ao fim, é hora de descansar um pouco, aproveitar (com moderação) as festas e curtir com os amigos. Sua cabeça e seu corpo enfrentaram um longo ano pela frente e o que ficou é aquela sensação de bem-estar e de êxito alcançado. É claro que muitos corredores podem ter sofrido com lesões, empecilhos e alguns deslizes durante a rotina de treinamento, mas isso não o impede de traçar as próximas metas para o novo ciclo que se inicia.

É hora de voltar à rotina, calçar os tênis e retomar a corrida. Saber planejar os próximos meses é fundamental para você não perder o pique nem a vontade. Aproveite as últimas semanas do ano para definir seus objetivos. Que tal começar a correr seus primeiros 10 km? Ou, quem sabe, planejar sua primeira meia-maratona? Vire a página e siga (corra!) novos passos. Sugerimos alguns caminhos para você ficar pronto e cruzar, mais uma vez, a linha de chegada:

leia-mais-cinza
icon texto_menor ALCANCE SUAS METAS NAS PROVAS E NOS TREINOS
icon texto_menor 12 PASSOS PARA ALÇANÇAR SUAS METAS

1 – Motive-se e estabeleça seus planos
A chave para um bom ano, de bons resultados e conquistas é estabelecer metas, traçar estratégias e valorizar os pequenos hábitos que fizeram bem à você nos meses passados. Mantenha pensamentos positivos que o façam treinar melhor.

2 – Seja paciente
Ao traçar as novas metas, não tenha pressa. Não espere melhoras de imediato. Quando você decide seu novo objetivo, o próximo passo é trabalhar e treinar para alcançá-lo. Saiba respeitar seus limites e todas as fases do treino. E, claro, vivendo – e correndo – cada dia de uma vez.

3 – Monte um calendário, para não se perder
Tenha uma agenda ou planilha semanal com as novas metas. Marque os horários, os dias e o que mais desejar. A ideia é manter a sua mente atualizada e pronta para a sua rotina de atividade, ajudando no compromisso que você terá consigo mesmo.

4 – Seja flexível
Ser previsível é estar preparado para algum empecilho no decorrer dos treinos. Esteja pronto para mudar de prioridade, acrescentar ou eliminar alguma de suas metas. Seja flexível até encontrar a melhor forma de incorporar novos hábitos. Ajuste pequenos prazos e objetivos que favoreçam uma mudança maior e crie planos alternativos.

5 – Perdoe-se
Se o ano que passou não foi dos melhores, tanto em questão de rendimento, como na forma que seus objetivos não foram alcançados, não se preocupe: perdoe a si mesmo. Se não deu certo na última vez, tente mais uma. Duas. Se você escorregar, refaça seu compromisso e siga em frente. Continue com o treinamento e mantenha o foco em suas metas.

(Fonte: treinador Gérson Marques, da UNIMESP – SP; Kátia Malaguti, consultora em psicologia do esporte no Rio de Janeiro)