Corrida e história na Maratona do Egito

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Dividida pelo rio Nilo em lados ocidental e oriental, Luxor, no sul do Egito, encanta os visitantes por conta da sua história milenar. Construída a partir das ruínas da antiga Tebas, capital do Império Novo por cinco séculos, a cidade de quase 500 mil habitantes possui uma grande riqueza arquitetônica e cultural, capaz de proporcionar uma encantadora viagem à antiga civilização local.

Na margem oriental estão localizados os templos consagrados aos deuses da mitologia egípcia, como o de Karnak, que levou mais de mil anos para ser construído, e o de Luxor. Já na margem ocidental, dedicada aos mortos, está o Vale dos Reis, principal local de sepultamento dos faraós do Império Novo. O local é conhecido mundialmente por abrigar a tumba de Tutancâmon, única a resistir aos períodos de roubos e saques na região e descoberta intacta apenas em 1922. O monumento, famoso pelos rumores de sua maldição, é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Mas muitos dos que viajam para Luxor entre os meses de janeiro e fevereiro vão em busca de outro atrativo, que vai além da visita a locais históricos. Realizada desde 1993, a Maratona do Egito oferece aos corredores-turistas a oportunidade de apreciar um visual de tirar o fôlego, com percurso com antigas construções, esfinges e montanhas como pano de fundo. Para os apaixonados por história, uma verdadeira corrida para o passado.

Prova: Maratona do Egito

Data: 16 de janeiro de 2015

Site: www.egyptianmarathon.com

O que visitar

Templo de Karnak

Complexo de santuários, cujo mais importante é dedicado ao deus Amon-Rá. Era a principal área de culto da antiga Tebas e, hoje, é um dos locais mais visitados por turistas.

Templo de Luxor

Construído em 1.400 a.C., o local fica próximo ao Templo de Karnak e era dedicado aos deuses Amon, Mut e Khonsu. Serviu como sede de Roma na área durante o domínio romano.

Rio Nilo

Um dos maiores e mais importantes rios do mundo. Os turistas podem apreciar uma caminhada romântica às suas margens ou optar por contratar pequenos passeios de barco.

Mercado de rua

Típico centro de compras do Egito, o mercado de Luxor oferece aos turistas a oportunidade de adquirir peças típicas e apreciar os deliciosos pães locais.

Museu de Luxor

Inaugurado em 1975, é um dos mais importantes do Egito. Os itens mais interessantes de sua coleção são as peças da tumba de Tutancâmon e as famosas múmias de faraós.

Vale dos Reis

Abriga diversas tumbas de faraós do Império Novo (1.550 a.C. a 1.070 a.C.). A mais importante é a de Tutancâmon, um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo.

Colossos de Mêmnon

As duas estátuas ao faraó Amenófis, erguidas há 3.400 anos, eram tidas como guardiãs de seu templo funerário. Medem 18 metros e pesam 1.300 kg.

Mesquita de Abu Haggag

Localizada no topo do Templo de Luxor, é um centro de adoração do antigo Egito, datada do século 14 a.C e dedicada ao faraó Amenhotep III.

(conteúdo publicado na edição 129 da revista O2 Por Minuto – novembro de 2013)