Corra pelo mundo: Maratona de Nova York

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Passando pelos cinco distritos – Staten Island, Brooklyn, Queens, Manhattan e Bronx –, a prova conta com muitas subidas e descidas devido às pontes da cidade, além de cenários muito parecidos com São Paulo, cidade conhecida como a Nova York brasileira. Tradicionalíssima, a Maratona já foi palco das duas vitórias de Marilson Gomes dos Santos, único sul-americano vencedor, em 2006 e 2008.

Apesar de extremamente urbana, seus pontos turísticos vão de parques a rios que ligam Nova York a Manhattan. Não se pode esquecer da Times Square, da Broadway, do famoso centro financeiro Wall Street, de Chinatown e de grandes universidades, como Columbia e New York. Nova York não é importante apenas por ser palco de diversos filmes hollywoodianos. É um dos maiores centros financeiros estadunidenses e também a cidade mais populosa dos EUA. A antiga Nova Amsterdã, assim chamada pelos holandeses até 1664, funciona 24h por dia. É a cidade que nunca dorme, como cantou Frank Sinatra.

Não deixe de visitar

Catedral de St. Patrick
É um templo católico de estilo neogótico, construído entre 1858 e 1878. Sede da Arquidiocese de Nova York, está localizada em frente ao Rockefeller Center.

Metropolitan Museum of
Art Fundado em 1820, o museu abriga uma coleção de pintura europeia dos séculos XII ao XX, além de obras de arte grega, romana, egípcia e assírio-babilônica.

Rockefeller Center
Complexo de edifícios comerciais de quase 90 mil metros quadrados. Nele se encontra o Radio City Music Hall e a sede da emissora NBC.

MOMA – The Museum of Modern Art
Um dos mais importantes museus de arte moderna. Há um acervo grande de desenhos, imagens, fotografias e peças de design.

Empire State Building
Localizado na 5ª Avenida, o arranha-céu de 102 andares foi a estrutura mais alta durante 41 anos, até a construção das torres gêmeas do World Trade Center.

SoHo Abreviação de South
Houston, o bairro de Manhattan é uma minicidade onde se pode fazer compras e passear.

Grand Central Terminal
Central de linhas metroviárias e ferroviárias de Nova York e maior estação ferroviária do mundo. Cerca de 125 mil usuários utilizam-na diariamente.

Central Park
O parque com 341 hectares fica no coração de Manhattan e é considerado um oásis dentro da cidade grande. Ficou conhecido no mundo todo pela sua grandiosidade e aparição em vários filmes e séries de televisão.

Museu de História Natural
Conhecido por ter uma vasta coleção de fósseis, o museu é rico no acervo de ossos de dinossauros. Fundado em 1869, foi palco de diversos filmes hollywoodianos.

Estátua da Liberdade
Presente do povo francês, a estátua está localizada na entrada do porto de Nova York desde 1886 e mede mais de 45 metros de altura.

Radio City Music Hall
Casa de apresentações conhecida como Local de Espetáculos da Nação. Desde 1933 abriga o Radio City Christmas Spectacular, tradição nova-iorquina em que dançarinas, as rockettes, dançam ao som de canções natalinas.

 

(Matéria publicada na Revista O2 nº 102, outubro de 2011)