Contador de volta a boa forma

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

Após um 2013 discreto, 2014 é definitivamente um novo ano na carreira de Alberto Contador. Considerado um dos melhores ciclistas da história, o espanhol voltou ao caminho dos títulos nesta temporada. E no último final de semana somou mais um à sua extensa galeria: o tricampeonato na Volta ao País Basco (Espanha).

Este foi o segundo título Pro Tour de Contador no ano. Além da vitória no País Basco, o ciclista da Tinkoff-Saxo também foi campeão do Tirreno-Adriatico. Além disso, foi vice-campeão da Volta da Catalunha e da Volta ao Algarve (calendário europeu da UCI). No ranking da UCI, o espanhol lidera com 308 pontos contra 260 de Cancellara (Trek) e 200 de Terpstra (OPQS).

Este ano as duas grandes voltas que Contador disputará são o Tour de France e a Vuelta a España.

No País Basco, Contador venceu a primeira etapa, mantendo uma vantagem sobre Alejandro Valverde (Movistar) até a sexta e última etapa – um contrarrelógio individual de 25,9 km com duas subidas de 6% de inclinação média.

O vencedor do último dia foi Tony Martin (OPQS), tricampeão mundial de CRI e que venceu sua primeira etapa deste tipo no ano. Alberto Contador foi o segundo a apenas 7s do alemão. Com isso o espanhol mostra força também no contrarrelógio individual, já que na Volta ao Algarve foi o quarto no CRI.

O terceiro colocado no contrarrelógio individual foi Michal Kwiatkowski, que fechou como vice na classificação geral. Jean Christophe-Péraud (Ag2r) fechou o grupo dos três melhores da competição. Já Valverde, que manteve-se na vice-liderança por quase toda a disputa, foi apenas o oitavo no CRI caindo para a quinta colocação na geral.

A próxima competição do calendário Pro Tour será a Amstel Gold Race (Holanda) no dia 20 de abril.

Resultado 6ª etapa
1. Tony Martin (ALE) OPQS – 38min33s
2. Alberto Contador (ESP) Tinkoff-Saxo +7s
3. Michal Kwiatkowski (POL) OPQS +15s
4. Simon Spilak (ESL) Katusha +16s
5. Jean Christophe Peraud (FRA) Ag2r +35s

Classificação Geral
1. Alberto Contador (ESP) Tinkoff-Saxo – 21h09min11s
2. Michal Kwiatkowski (POL) OPQS +49s
3. Jean-Christophe Peraud (FRA) Ag2r +1min04s
4. Simon Spilak (ESL) Katusha +1min07s
5. Alejandro Valverde (ESP) Movistar +1min07s