Como se dar bem na corrida de revezamento

Atualizado em 03 de agosto de 2017

Quantas vezes você ouviu que a corrida de rua é um esporte individual e que basta calçar os tênis e sair para dar suas passadas? Em muitos casos isso é verdade . Mas quando a sua proposta é fazer uma corrida de revezamento, a história muda . O legal desse tipo de prova é que todo mundo sai ganhando: os iniciantes conseguem participar de provas mais longas e aproveitar o apoio da equipe, enquanto os mais experientes podem fazer mais de um trecho e ganhar força para os desafios solo.

No entanto, fazer o esporte ao lado de outras pessoas requer alguns cuidados para que você consiga curtir esse tipo de prova . No próximo sábado (11 de abril), rola uma das corridas de revezamento mais importantes e badaladas do Brasil: a Volta à Ilha, em Florianópolis. A prova é famosa por desafiar 3.700 atletas a se revezarem em trechos de trilhas, morros, areias e asfalto para completar a prova que tem um dos maiores percursos do país, 140 km.

Se você vai encarar o emblemático percurso, ou se está se preparando para outra competição no mesmo estilo, tenha as dicas a seguir em mente e faça uma boa corrida

1. O primeiro ponto importante em uma corrida de revezamento é a formação da equipe. Independentemente do grau de aptidão física de cada integrante, todos devem estar em harmonia e com sentimento de cooperação e trabalho em equipe para que a corrida seja algo bacana. Para saber quem fará cada etapa do percurso, as características das provas devem ser levadas em conta, já que algumas delas são extremamente desgastantes, com percursos e distâncias variados, com trechos em serra, praias e urbanos. Não estar preparado mental e fisicamente pode diminuir as chances de uma boa colocação. Por isso, é preciso levar em conta o objetivo comum da equipe para que cobranças desnecessárias não sejam feitas. Participar e socializar são alguns dos objetivos que a equipe deve ter para se juntar e participar de uma corrida de revezamento.

2. Um dos pontos-chave para se dar bem nesse tipo de competição é traçar uma estratégia eficiente para a prova-alvo. Ao analisar o percurso, identifique as características dos diferentes participantes e coloque-os em posições em que seja possível extrair o melhor de cada um. Alguns são melhores em velocidade, outros em subidas de serra, outros estão adaptados a todo tipo de terreno. Defina se a sua equipe quer melhorar o tempo em relação a uma edição anterior, participar e se divertir ou se preparar seriamente para uma prova mais dura. Na hora H, tenha o objetivo definido por todos em mente.

3. Imprevistos podem acontecer e isso pode levar a troca de trechos entre os participantes. Quem vai enfrentar um trecho para o qual não estava tão preparado pode se ver em dificuldade. Mas o preparo mental para esse tipo de situação e a união da equipe fará toda diferença, caso mudanças nos planos sejam necessárias.

4. Antes da prova, reúna o grupo para que algumas decisões sejam tomadas em conjunto, o que aumenta a cooperação da equipe e o sentimento de coletividade. Lembre-se que você não terá apenas a pressão por um bom resultado. Na corrida de revezamento, o legal é poder contar com o apoio dos colegas de equipe para completar o percurso.

(Fonte: Moisés Marinho, coordenador técnico da Fórmula Academia – São Paulo)