Atalhos que não te levam a bons resultados

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

Tomar anti-inflamatórios para tratar uma lesão, a falta de recuperação e o consumo de suplementos pode ser um fator decisivo na hora de buscar um bom resultado na corrida. Aqui, mostramos que estes atalhos errados que os atletas pensam que estão beneficiando o seu treinamento e que podem estar, na verdade, atrapalhando seu desempenho.

Treinar mais para correr melhor
Errado: o correto é que você siga seu plano de treinamento. Aumentar o volume de treinos, sem levar em conta o seu planejamento, pode gerar efeitos contrários em seu rendimento. Um bom plano de treinamento deve estar confeccionado de maneira que a intensidade e quantidade sejam progressivas, para que você corra atrás do seu objetivo. Caso contrário, você pode prejudicar a recuperação muscular, danificar suas articulações, desgastar seus músculos e aumentar o risco de lesões. Não seja impaciente e respeite a recomendação do seu treinador.

Usar anti-inflamatórios para tratar uma lesão
Errado: as lesões não se curam com medicamentos. Se você toma, apenas, anti-inflamatórios pode disfarçar a dor e ter uma falsa ilusão de que está recuperado. Para tratar uma lesão, corretamente, primeiro, você deve consultar um médico para diagnosticar o seu problema e, em seguida, indicar o que será preciso fazer para uma boa recuperação. Em linhas gerais, as lesões são tratadas com descanso e atividades físicas sem impacto.

Tomar suplementos e comer mal
Errado: a chave está em manter uma alimentação equilibrada. A quantidade de atletas que tomam suplementos cresce de maneira exponencial. O problema aparece quanto você se alimenta errado e agrega suplementos à sua dieta, acreditando que esta “mistura” tenha a mesma função que os alimentos. Nenhum suplemento pode oferecer a quantidade de vitaminas e minerais que estão presentes nas verduras, carnes e frutas.

Tomar café e descansar um pouco
Errado: quando você está cansado, seu corpo pede mais horas de sono. Esse é um hábito que acontece em vários âmbitos: ao invés de dormir, as pessoas preferem consumir bebidas energéticas, café ou outros produtos com cafeína para combater o sono. O café pode te ajudar na parte da manhã, ou antes do treino, para que você se sinta mais eufórico. Mas, se você está sem energia, o efeito da cafeína dura apenas alguns minutos e logo voltará a se sentir cansado.

(Fonte: atletas.info, site parceiro na Argentina)