As mais exóticas e belas maratonas do mundo

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

A corrida como pretexto para conhecer outros lugares e o conhecer novos lugares com o pretexto de correr. Não importa de qual grupo você faça parte, o ativo.com escolheu cidades interessantes e turísticas, que também sediam algumas das mais exóticas e belas maratonas.

Maratona de Praga 

A capital da República Checa é conhecida como “cidade das cem cúpulas“. Situada na Boêmia central, a cidade de Praga fica sobre colinas, nas duas margens do rio Vltava. È famosa por seu vasto patrimônio arquitetônico e rica vida cultural. Entre as belas paisagens, o destaque é o Castelo de Praga. O Orloj, um relógio astronômico medieval, é um dos pontos turísticos da cidade. O Mostrador do relógio representa a prosição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar detalhes celestes.

A Meia Maratona de Praga tem sua largada e chega no centro da cidade em frente ao Rudolfinum Concert Hall, próximo ao rio Vltava. Todo o percurso é pelas ruas medievais de Praga com belas paisagens. Os corredores ainda desfrutam do Marathon Music Festival, com 20 bandas e dançarinos dispostos entre a largada e a chegada. Mais informações pelo site da prova

Maratona da Cidade do Cabo

A Cidade do Cabo é a segunda maior cidade da África do Sul e é a capital legislativa do país. A cidade é famosa pelo seu porto natural e também pela Montanha e Baía da Mesa. Entre as atrações estão visitar os mercados como o Greenmarket, o castelo da Boa Esperança e vinícolas da região.

A Maratona da Cidade do Cabo ostenta a reputação de ser uma das mais belas maratonas do mundo. Os cerca de 26 mil participantes podem optar por diferentes distâncias como a Ultra (56 km), meia-maratona (21 km) e as corridas de 8, 5, ou 2,5 km. A primeira edição da corrida foi realizada em 1970. 

Maratona na Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa, ou simplesmente Rapa Nui (“ilha grande”), é uma ilha localizada na Polinésia oriental no sul do Oceano Pacífico. A paisagem da ilha é considerada um museu ao ar livre graças às gigantescas e misteriosas estátuas (Moais) de pedra com origem vulcânica, que chegam a mais de 10 metros de altura.

A Maratona da Ilha de Páscoa é, sem dúvida, um das mais exóticas do calendário de maratonas por estar isolada e ser pouco habitada. Para deixar o percurso ainda mais interessante a paisagem é composta por misteriosas estátuas gigantes. Os participantes podem optar pela maratona, meia-maratona ou a corrida de 10 km. A largada e a chegada da maratona são no centro de Hanga Roa, a principal cidade da

ilha, e segue até a praia de Anakena e depois os atletas voltam pelo mesmo caminho.

Maratona da Noruega – Meia noite

A cidade de Tromso é conhecida como a capital do ártico e possui 64 mil habitantes. As atrações mais populares são a Catedral do Ártico, o Museu de Tromso e o Museu Polar. O período em que o sol não se põe vai desde o meio de maio até julho. No inverno é possível ver as luzes da aurora boreal, fenômeno que resulta do magnetismo do Pólo. Pela posição geográfica, a cidade é sede da universidade, cervejaria, jardim botânico e planetário mais ao norte do mundo.

A Maratona da Noruega, realizada na cidade Tromso ocorre pela 20ª vez e é conhecida como a Maratona da Meia Noite. A prova tem início às 20h30 e é disputada sob a claridade. Isso porque neste período do ano por conta da altíssima latitude da cidade o sol não se põe no horizonte durante dois meses seguidos. Além da corrida principal, há também a prova de 10 e 4,2 km e uma corrida especial para crianças.  A largada é no centro da cidade e em seguida os atletas correm mais de 1 km sobre a ponte de Tromso – 44 metros acima do nível do mar – um dos pontos mais belos da prova.

Maratona da China

A Maratona da Grande Muralha é realizada na cidade de Tianjin, a 80 km da capital chinesa Pequim. Um das quatro maiores cidades da China, tem cerca de 6,3 milhões de habitantes é fundamental para o país por possuir um dos maiores portos. É conhecida por ser um pólo industrial. A ex-capital da província de Hebei tem como um de seus atrativos sua arquitetura ligada ao passado como posto comercial

estrangeiro. Outro ponto turístico é a rua da Cultura Antiga, uma recriação de uma velha rua chinesa, localizada ao norte da cidade. Durante a Revolta dos Boxer em 1900, a cidade foi ocupada pelas potências ocidentais e teve boa parte de suas muralhas destruídas. O pouco que sobrou é suficiente para garantir emoção, beleza e dificuldade para a Maratona da China. Os atletas têm o desafio de percorrer os 5164 degraus da muralha. Além da maratona, é possível correr nas distâncias de 5 e 10 km. Informações pelo site oficial.