Antes e Depois: sem operação, com superação

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

“Você é candidato à cirurgia de redução do estômago.” Com essa notícia, o sindicalista Thiago Leandro Garcia, 29, decidiu: era hora de emagrecer. Medindo 1,90 m e pesando 129 quilos, ele se assustou com a notícia dada por um médico gastrointestinal e resolveu mudar de vida.

Desde a infância, Garcia esteve acima do peso. “Sempre fiz regime e fui gordinho, mas nunca liguei para as piadinhas”, conta. “O que me deixava chateado era comprar roupas, pois nada me servia, andar sem camisa, tirar fotos, além da dificuldade em caminhar.”

A antiga dieta – aliada ao sedentarismo – contribuiu muito para que o sindicalista chegasse aos 129 quilos. “Me alimentava muito mal. Comia muito produtos embutidos, salgados no café da manhã, refrigerante em excesso. Além disso, era fã de cerveja”, garante. Para completar, Garcia era fumante. “Minha vida era dedicada ao meu trabalho”, relembra.

++ ANTES E DEPOIS
>> ESPELHO DA MUDANÇA
>> BEM NA FOTO
>> CIGARRO FORA, CORRIDA DENTRO
>> WAGNER DE OLIVEIRA TROCOU A CERVEJA PELA CORRIDA
>> LUCAS DA ROCHA SECOU 38 QUILOS EM OITO MESES

>> RODOLFO YUZO SECOU 23 KG COM A CORRIDA
>> PABLO CANTERO EMAGRECEU 23KG

>> JOÃO GABRIEL PERDEU 30 KG 
>> CASAL EM FORMA
>> JULIANA VIROU ATLETA COM 34 KG A MENOS
>> RAPHAEL: 46 KG ELIMINADOS COM A CORRIDA
>> CAMILLA: PENSANDO MAGRO, ELA VAI LONGE
>> "VÍCIO" POR CORRIDA ELIMINA 70 KG
>> PRÉ-ORIENTAÇÃO É OBRIGATÓRIA
>> DIÁRIO DE UM CHEF-CORREDOR
>> SEM MEDO DA BALANÇA
>> CORRIDA CONTRA A DEPRESSÃO
>> UMA NOVA VIDA COM A CORRIDA
>> MENOS NOVE SACOS DE ARROZ
>> NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR 
>> PROMESSAS CUMPRIDAS 

No ano passado, alguns problemas apareceram. “Comecei a sofrer com dores estomacais. Foi quando descobri que era um sério candidato à cirurgia bariátrica”, revela. No dia seguinte à noticia, ele tratou de se matricular em um clube em Osasco, região metropolitana de São Paulo, onde vive. “Comecei a praticar exercícios aeróbicos e natação. Duas semanas depois, fui convidado pela minha cunhada a ir numa corrida de rua no Parque do Ibirapuera”, conta. “Nunca imaginei, na minha vida, acordar às 6h da manhã de um domingo para correr 5 km.” A prova foi interminável, segundo Garcia. “Completei com muito sacrifício, caminhando em vários trechos. Parecia que meu coração iria sair pela boca. Cruzei a linha de chegada sob aplausos.”

Daquele momento em diante, um novo Thiago estava nascendo. “Resolvi que queria ter aquela sensação todos os finais de semana, então, passei a treinar e conheci um grupo de amigos que correm juntos três vezes por semana. Eles me convidaram para a brincadeira, me incentivaram e orientaram”, ressalta.

O cardápio também teve uma grande mudança. “Passei a me alimentar de forma regrada, com porções menores e alimentos mais saudáveis. Tenho adotado a dieta low-carb (pouca quantidade de carboidratos) e cerveja, uma vez por mês, no máximo.”

O peso caia, as roupas caiam, as medidas diminuíram e o humor se transformou. O cigarro já era parte da história na vida de Garcia, depois de pouco mais de um mês de treinos. “Em 10 meses, sai dos 129 quilos para 88”, fala com orgulho dos, impressionantes, 41 quilos eliminados.

No começo, as corridas eram um pouco sofridas. “Corria dois minutos e caminhava três, durante meia hora.” Hoje ele treina quatro vezes por semana e, nesses mesmos 30 minutos, consegue percorrer 7 km (pace de 4’17”).

“Quase todos os dias me perguntam como consegui eliminar tantos quilos. A resposta, tenho na ponta da língua: foco + disciplina = resultado”, conta. A corrida mudou sua vida. “É o reconhecimento corporal e a superação de limites que não me faz parar.”

Sua primeira corrida foi no dia 7 de setembro do ano passado. Pouco mais de um ano após a prova, Garcia já tem mais 26 no currículo, sendo uma meia-maratona. “Estou me preparando para a Maratona de São Paulo, mas não me preocupo com o tempo”, revela. Ele também não atingiu o peso que considera ideal. “Quero eliminar mais 5 quilos, chegar aos 83 kg”, garante.

Tem uma história interessante ou conhece alguém que tenha passado por essas mudanças? Envie pra gente!