Antes e Depois: mudanças na vida e 20 kg a menos

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

Mudar de vida nunca é fácil. Há 20 anos como gerente comercial, Antonio Lira, 45, decidiu que não queria mais aquilo. “Estava determinado a me tornar representante comercial”, revela .

Quando tinha a carteira assinada, Lira não contava com horários flexíveis de trabalho. Ou seja, não praticava atividades físicas e estava totalmente fora de forma, com 115 quilos, e uma alimentação totalmente desregrada. “Sempre gostei de jogar futebol e basquete, mas não tinha tempo e estava sem condição física para a prática de qualquer esporte.” Vale ressaltar: ele estava com o peso acima de 110 kg, há 15 anos. Para completar, uma disfunção na tireoide o obriga a visitar regularmente uma endocrinologista.

++LEIA MAIS:
>> MENOS PIZZA, MAIS CORRIDA
>> CASAMENTO, EM FORMA
>> O OBESO QUE VIROU CORREDOR
>> CORPO VIVO
>> SEM OPERAÇÃO, COM SUPERAÇÃO
>> ESPELHO DA MUDANÇA
>> BEM NA FOTO
>> CIGARRO FORA, CORRIDA DENTRO
>> CORRIDA EM LUGAR DE COMIDA
>> -38 KG, + AUTOESTIMA
>> DE SEDENTÁRIO E GORDO A EXEMPLO
>> 23 KG EM CINCO MESES
>> EX-GORDINHA FICA POPULAR NA WEB
>> PROMESSAS CUMPRIDAS
>> NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR
>> MENOS NOVE SACOS DE ARROZ
>> UMA NOVA VIDA COM A CORRIDA
>> DIÁRIO DE UM CHEF CORREDOR
>> BOM DE GARFO, MELHOR DE CORRIDA
>> MODELO VERSÃO ATLETA
>> SEM MEDO DA BALANÇA
>> PRÉ-ORIENTAÇÃO É OBRIGATÓRIA
>> CORRIDA CONTRA A DEPRESSÃO
>> VÍCIO POR CORRIDA ELIMINA 70 KG
>> PENSANDO MAGRO, ELA VAI LONGE
>> 46 KG ELIMINADOS COM A CORRIDA
>> DA VERGONHA À BOA FORMA
>> ULTIMATO E 30 KG A MENOS

A mudança na área de atuação no mercado deu mais tempo para Lira cuidar de si mesmo. “Comecei a caminhar no Bosque Maia, em Guarulhos, onde moro”, conta o, agora, representante comercial. “Alguns amigos se animaram com as caminhadas e me incentivaram a começar a correr”, lembra. “Não conseguia completar uma volta de 400 metros no parque.” Antes de iniciar as atividades, ele foi ao médico, que recomendou um começo leve.

Sua alimentação também passou por uma revolução. “Aboli o refrigerante da minha vida e incluí frutas e verduras no meu cardápio. Também passei a me alimentar em intervalos menores, com coisas saudáveis.”

Os infinitos 400 metros aumentaram, gradativamente, e já não estavam mais tão impossíveis. “Comecei a ganhar condicionamento e correr cada dia mais”, diz. Um detalhe é importante: Lira nunca teve pressa e os resultados apareceram com muito esforço.

De maio de 2012, quando decidiu que era hora de mudar, até hoje, o representante comercial eliminou 20 quilos, saindo dos 115 kg para os 95 kg. “Minha circunferência abdominal diminuiu 13 cm e parece que rejuvenesci uns 10 anos!”

Ele acredita que ainda pode perder mais. “Os quilos que eliminei até agora, foram consequência de todo o meu esforço nos treinos, por isso, acredito que ainda posso perder mais”, se anima.

Seu treinamento acontece cinco vezes por semana, sempre bem cedo, às 6h30. “Comecei um trabalho com um treinador que fica no Bosque Maia para melhorar meu desempenho”, explica o representante comercial.

Com 25 corridas no currículo, ele já correu desde provas de 5 km até duas meias-maratonas. Lira afirma: “a corrida é meu prazer, minha realização. Não corro para competir com ninguém.” Ele não se importa com o tempo, quem ficou na sua frente. “O que importa é que larguei e cheguei bem.”

Tem uma história interessante ou conhece alguém que tenha passado por essas mudanças? Envie pra gente!