Antes e Depois: corrida para mudar de vida

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

Muita gente ainda não acredita que a atividade física é capaz de mudar as pessoas. A publicitária Ana Paula de Matos, 28, garante ter chegado ao fundo do poço, mas mostrou que é possível sair de lá. “Há três anos, estava pesando 102 kg, com problemas no trabalho e na vida pessoal”, relata a moradora de Balneário Camboriu (SC). Ela afirma que engordou muito após a faculdade e tentava fazer dietas de todos os tipos para emagrecer – sempre sem sucesso. “Eu comia porque estava infeliz, e comer me deixava mais infeliz ainda, pois eu engordava.” Era um ciclo.

A vida, como Ana Paula mesmo diz, resolver dar uma chance. “Eu perdi meu emprego e terminei um relacionamento de três anos”, conta. “O mundo parecia se movimentar para me mostrar que aquela era a hora de mudar, fazer alguma coisa para melhorar.”

E melhorou muito: em outubro desse ano, ela correu sua primeira meia-maratona. “Meu objetivo era apenas terminar a prova, mas consegui fazer um tempo ótimo”, explica Ana Paula, que fez a corrida em 2h05m10s. Para isso, ela queimou 36 kg com muita displina na corrida e uma alimentação balanceada, mas o caminho até os 21 km da meia não foram fáceis.

Em 2010, apenas com uma dieta rigorosa – sem nenhum tipo de exercício físico – a publicitária eliminou 26 kg – atingindo 76 kg. A falta de atividade, porém, a levou a ganhar 10 kg de volta.

++MAIS ANTES E DEPOIS:
>> VIDA NOVA APÓS NY
>> PAI (FRESCO) E MAIS SAUDÁVEL
>> REDE SOCIAL PARA PERDA DE PESO
>> A SEDENTÁRIA VIROU ATLETA
>> MUDANÇAS NA VIDA E MENOS 20 KG
>> MENOS PIZZA, MAIS CORRIDA
>> CASAMENTO, EM FORMA
>> O OBESO QUE VIROU CORREDOR
>> CORPO VIVO
>> SEM OPERAÇÃO, COM SUPERAÇÃO
>> ESPELHO DA MUDANÇA
>> BEM NA FOTO
>> CIGARRO FORA, CORRIDA DENTRO
>> CORRIDA EM LUGAR DE COMIDA
>> -38 KG, + AUTOESTIMA
>> DE SEDENTÁRIO E GORDO A EXEMPLO
>> 23 KG EM CINCO MESES
>> EX-GORDINHA FICA POPULAR NA WEB
>> PROMESSAS CUMPRIDAS
>> NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR
>> MENOS NOVE SACOS DE ARROZ
>> UMA NOVA VIDA COM A CORRIDA
>> DIÁRIO DE UM CHEF CORREDOR
>> BOM DE GARFO, MELHOR DE CORRIDA
>> MODELO VERSÃO ATLETA
>> SEM MEDO DA BALANÇA
>> PRÉ-ORIENTAÇÃO É OBRIGATÓRIA
>> CORRIDA CONTRA A DEPRESSÃO
>> VÍCIO POR CORRIDA ELIMINA 70 KG
>> PENSANDO MAGRO, ELA VAI LONGE
>> 46 KG ELIMINADOS COM A CORRIDA
>> DA VERGONHA À BOA FORMA
>> ULTIMATO E 30 KG A MENOS

No final de 2012, com 86 kg e bem empregada, ela decidiu, definitivamente, que não seria mais a mesma. “Eu estava com tempo para fazer algo por mim, então entrei em 2013 determinada a mudar de vida.” Adotou uma dieta saudável e começou a se exercitar.

Indicada por um amigo, ela conheceu o bootcamp  – baseado em um treino militar, ajuda muito na perda de peso. “Os exercícios, em geral, seguem a metodologia do treinamento funcional e as aulas acontecem na praia, sempre diferentes.” Ela se apaixonou pela modalidade e se motivou tanto que comprou uma bicicleta, se matriculou na academia e começou a correr.

“No começo era bem engraçado, pois corria 500 metros e já estava exausta”, lembra Ana Paula. “Fazia treinos intercalados de caminhada e corrida e, aos poucos, fui evoluindo.” Os primeiros 5 km foram motivo de orgulho para a publicitária. “Comecei a participar de provas e não parei mais.” E também não parou de perder peso – de 2010 para cá, perdeu 36 kg, chegando aos, atuais, 67 kg.

A mudança na alimentação e a inclusão das atividades físicas em sua rotina fizeram de Ana Paula uma pessoa muito mais saudável. “Ainda quero chegar aos 64 kg até o fim do ano para fechar 2013 dentro do meu índice de massa corporal (IMC)”, garante a publicitária. “Sou muito mais feliz hoje e, a cada dia que passa, me sinto mais vitoriosa.”

Para mostrar sua evolução, ela criou um blog, onde conta suas experiências. Há também uma nutricionista e uma educadora física escrevendo. “Posto fostos dos meus pratos de comida quase todos os dias no Instagram e muita gente está acompanhando e se inspirando na minha história”, relata.

Para Ana Paula, “atividade física vicia e se você não faz, fica mal, tem crise de abstinência e tudo”, brinca. “O melhor é que é um vício saudável.”

Seus próximos objetivos são ambiciosos. “Quero participar de uma prova de Iron Man [3,8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida]”, revela a, agora, triatleta. “Já pratico as três modalidades e, a partir de janeiro de 2014, inicio os treinos para a prova que farei em 2015.” Além da nadar, pedalar e correr, ela treina musculação e o bootcamp.

Ela adotou um lema que segue diariamente. “Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa.”

Tem uma história interessante ou conhece alguém que tenha passado por essas mudanças? Envie pra gente!