Antes e Depois: corpo vivo

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

Por Olavo Guerra

O corpo começou a dormir involuntariamente. A vida do analista de sistemas, Cleber Guruba, 36, estava começando a ficar em risco, segundo o próprio. Comprar roupas estava muito difícil e a disposição para as dificuldades do dia a dia era praticamente nula. Os 115 quilos pesavam, e muito, no corpo de 1,75 m.

“Vi que era hora de emagrecer quando comecei a me sentir mal com o corpo que estava”, conta o morador de Recife, Pernambuco. Mas como o analista de sistemas ficou daquele jeito? “Minhas refeições eram totalmente equivocadas. Comia muito, principalmente no período da noite, e era sedentário”, relata.

Tudo tinha que mudar. “Comecei a trotar, mas imagine fazer essa atividade física com 116 quilos nas costas? Não era brincadeira”, relembra Guruba. Aos poucos, ele foi conseguindo diminuir seu peso e, consequentemente, melhorar seu condicionamento físico. “O incentivo dos meus amigos, familiares e, principalmente, da minha esposa, foram fundamentais.”

++ ANTES E DEPOIS
>> SEM OPERAÇÃO, COM SUPERAÇÃO
>> ESPELHO DA MUDANÇA
>> BEM NA FOTO
>> CIGARRO FORA, CORRIDA DENTRO
>> WAGNER DE OLIVEIRA TROCOU A CERVEJA PELA CORRIDA
>> LUCAS DA ROCHA SECOU 38 QUILOS EM OITO MESES

>> RODOLFO YUZO SECOU 23 KG COM A CORRIDA
>> PABLO CANTERO EMAGRECEU 23KG

>> JOÃO GABRIEL PERDEU 30 KG 
>> CASAL EM FORMA
>> JULIANA VIROU ATLETA COM 34 KG A MENOS
>> RAPHAEL: 46 KG ELIMINADOS COM A CORRIDA
>> CAMILLA: PENSANDO MAGRO, ELA VAI LONGE
>> "VÍCIO" POR CORRIDA ELIMINA 70 KG
>> PRÉ-ORIENTAÇÃO É OBRIGATÓRIA
>> DIÁRIO DE UM CHEF-CORREDOR
>> SEM MEDO DA BALANÇA
>> CORRIDA CONTRA A DEPRESSÃO
>> UMA NOVA VIDA COM A CORRIDA
>> MENOS NOVE SACOS DE ARROZ
>> NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR 
>> PROMESSAS CUMPRIDAS 

Conforme os quilos iam sendo eliminados, a empolgação aumentava. “Pessoas que não me viam há muito tempo sempre me perguntavam se eu havia feito algum tipo de cirurgia para emagrecer. Todos se espantavam quando descobriam que perdi aquele peso todo apenas com a corrida e uma nova dieta.”

A nova alimentação era totalmente diferente. “Passei a comer moderadamente nas principais refeições do dia e, entre elas, lanchar coisas saudáveis, como frutas e barras de cereais”, diz.

Foram necessário dez meses para sair dos, incômodos, 116 quilos, para os 89. “Eliminei 27 quilos e quero perder mais quatro e chegar aos 85”, planeja o, agora, atleta de rua. Ele já correu três provas de 5 km e mais duas de 10 km. Sua meta é melhorar o tempo e terminar as competições bem fisicamente.

“A corrida, para mim, é meu principal esporte. Sinto prazer em praticar”, fala o analista de sistemas. “Com ela, me livro de todo o estresse acumulado da minha rotina, conheço novas pessoas e conquisto novos objetivos.”

Guruba corre cinco vezes por semana e, logo, incluirá a musculação nos seus treinos. Tudo por uma melhor performance. A saúde, obviamente, está renovada e as dormências do corpo nunca mais o incomodaram.

Ele deixa um recado para inspirar mais pessoas a correrem. “Temos que ter foco, objetivo para o projeto. O início é muito complicado, mas os resultados dão mais ânimo e fazem valer a pena.”

Tem uma história interessante ou conhece alguém que tenha passado por essas mudanças? Envie pra gente!