Antes e Depois: 41 kg eliminados em 8 meses

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Papo de Corrida

As roupas estavam cada vez mais apertadas. A autoestima era baixa e o cansaço tomava conta do administrador de empresas Marcelo Klepio, 31, que pesava 128 kg, em maio de 2013. “Uns amigos chegaram para mim e disseram que o meu corpo não estava legal”, lembra. Ele poderia ter ficado ofendido, mas usou a frase a seu favor. “Me motivei a mudar a partir do ‘toque’ que eles me deram”. Foi o fim de uma vida sedentária, com a corrida e a boa alimentação ajudando o administrador a eliminar 41 kg em oito meses. Com 87 kg, agora, a trajetória de Klepio não foi fácil.

++ ANTES E DEPOIS >> ENVIE SUA HISTÓRIA DE PERDA DE PESO PRA GENTE
>> APÓS SUSTO, 20 KG A MENOS
>> IRRECONHECÍVEL, COM 44 KG A MENOS
>> MÉDICO MAIS MAGRO
>> 19 KG A MENOS E INSPIRAÇÃO PARA OS AMIGOS
>> VEJA TODOS OS ANTES E DEPOIS DE 2013

O primeiro passo era subir na balança. “Tinha pavor de me pesar, pois sabia que iria ver algo que custava em acreditar, mas que, no fundo, já sabia”, comenta. Com os 128 kg denunciados pelo ponteiro do aparelho, era hora de tomar uma atitude. “As mudanças, para serem duradouras, precisam partir de você para você”, afirma.

O administrador entrou para o Core Clube de Corrida, que fica em Itaberaba (BA), cidade onde vive. “Fui incentivado por alguns amigos e por meu cunhado, Danilo, que é professor do clube”. O início foi complicado. “Tinha muita dificuldade para correr”, diz. Correr 500 m era difícil e as dores dominavam o seu corpo após os treinamentos. “Comecei caminhando e, aos poucos, fui evoluindo para os trotes.”

Com o avanço na parte física, era hora de cuidar da alimentação. “Procurei a ajuda de um nutricionista para mudar o meu cardápio diário”. No fim de semana, ele devorava, tranquilamente, uma pizza inteira, acompanhada de muito guaraná – quatro litros, durante o sábado e o domingo, segundo Klepio –, entre outras frituras e guloseimas.

A mudança foi drástica. “Antes mesmo de passar pela consulta, diminui as frituras e doces, além de ter cortado o refrigerante e a cerveja”. O nutricionista incluiu legumes, verduras e frutas à sua dieta. “Peixe e filé de frango também estão sempre entre as opções”. Arroz integral e sucos completam sua nova forma de se alimentar.

Quanto mais evoluía nos treinos, mais a corrida tomava conta da vida do administrador. “Comecei a ler tudo o que podia sobre o esporte: revisas, sites e blogs”. Assim, encontrou motivação para se inscrever para a sua primeira prova: os 5 km da etapa Primavera do Circuito das Estações, em Salvador, em outubro do ano passado. “Algumas pessoas me diziam que não conseguiria, que ‘pagaria um mico’, pois a corrida era muito dura”. De fato, o percurso não é fácil, mas Klepio se superou. “Não só completei a prova, como prometi que, a partir daquele momento, faria todas as edições do Circuito das Estações.”

Foram oito meses de muito esforço, corrida e alimentação saudável, mas o administrador de empresas conseguiu eliminar 41 kg – saindo dos 128 para os 87 kg. Problemas com a saúde, autoestima e roupas são coisas do passado e que, se dependerem dele, ficarão por lá.

Seus objetivos para 2014 já estão traçados. “Estou fazendo muitos treinamentos de intensidade, visando baixar meus tempos nas corridas de 10 km, no primeiro semestre”. Para a segunda metade do ano, um desafio: “quero completar minha primeira meia-maratona.”

Além dos treinos de corrida, Klepio faz musculação três vezes por semana e joga futebol com os amigos todos os sábados. As atividades físicas são parte de sua rotina semanal.

“A vida nos proporciona coisas tão maravilhosas e, antes, eu não conseguia curtir um terço disso”, declara. “Todo o meu esforço valeu a pena, já que os benefícios que obtive são vários”. Ele se tornou um grande incentivador das atividades físicas entre os amigos. Tem mais: “no mês que vem, vou me casar com a minha noiva, Daniela, e não poderia estar mais feliz.”

Tem uma história interessante ou conhece alguém que tenha passado por essas mudanças? Envie pra gente!