9 dicas para tirar melhor proveito do verão

Atualizado em 26 de abril de 2016
Mais em Papo de Corrida

O calorão dos dias de verão está cada vez mais forte. Por isso, para que você continue ganhando rendimento na corrida, é preciso buscar formas, estratégias e alternativas para tirar melhor proveito dos treinos durante essa época do ano. Você não precisa detestar correr quando está muito quente. Basta tomar certos cuidados para conseguir treinar bem sem sentir mal-estar.

Mais: lembre-se que não fugir 100% do calor e do sol também é uma ótima tática para ir melhor nas provas, já que grande parte delas ocorre debaixo de sol forte. Por isso, para que você tenha um bom desempenho nessas competições no período do alto verão é preciso que o seu corpo se adapte as condições adversas. E outro ponto positivo que você deve considerar ao treinar nos dias quentes é que você ainda ficará mais forte física e mentalmente, visto que as dificuldades são maiores.

Pensando nisso, reunimos nove dicas essenciais para que você tire melhor proveito dos treinos realizados com o sol escaldante. Siga esses passos para voar baixo nas ruas.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  DICAS PARA UM BOM ANO NA CORRIDA
icon texto_menor  COMO ACORDAR MAIS DISPOSTO PARA TREINAR
icon texto_menor  COMO BEBER ÁGUA SEM TOMAR UM BANHO

1. Realize treinos em intensidade moderada e que não sejam muito longos. Isso promove adaptações termorregulatórias do seu corpo, o que, a médio/longo prazo, será benéfico para o seu rendimento, principalmente para aqueles que têm dificuldade em correr quando a temperatura está elevada.

2. Tome muita água e muito líquido, de preferência gelado, ao longo do dia. Ingira água antes e, principalmente, durante o treino. Lembre-se que mantendo a temperatura corporal mais baixa você sofre menos com o calor.

3. Procure molhar e/ou lavar o rosto frequentemente durante os treinos. Isso também diminui a sensação de calor e permite que você treine melhor.

4. Evite treinar nos horários mais quentes do dia. Priorize os horários da manhã, até às 9h, ou do fim do dia, após às 18h.

5. Como o verão dura cerca de três meses, faça uma adaptação gradativa, alternando um dia de treino indoor, na esteira da academia, por exemplo, com um dia de treino nas ruas.

6. Use roupas leves, de cores claras e confeccionadas com materiais que permitam a fácil evaporação do suor, facilitando a troca de calor com o meio ambiente e evitando que a roupa fique extremamente úmida e em contato com o corpo por muito tempo.

7. Use muito protetor solar. Se possível, consulte um dermatologista para saber qual marca e tipo mais se adapta a sua pele.

8. O uso de viseira é bom, mas vale à pena optar por um boné, que protege uma parte maior da sua cabeça. Se mesmo assim você ainda preferir a viseira, use protetor solar no couro cabeludo, principalmente os homens com pouco cabelo ou calvos.

9. Use óculos de sol esportivo, pois suas lentes são confeccionadas para esse tipo de situação e protegem os olhos dos raios solares.

(Fonte: Rogério Carvalho, treinador e preparador físico de corredores e triatletas – São Paulo)