5 curiosidades sobre Dennis Kimetto

Atualizado em 05 de agosto de 2016

No último domingo (28 de setembro) todos aqueles que se dedicam à corrida (e até mesmo os que não estão ligados ao mundo das passadas) ficaram surpresos com a quebra do recorde mundial de maratonas pelo queniano Dennis Kimetto, na Maratona de Berlim. Ele completou uma das provas mais disputadas do mundo com o tempo de 2h02min57s, tornando-se o primeiro homem na história a quebrar a barreira do 2h03min, recorde que tinha como dono o também queniano Wilson Kipsang.

Até aqui você já sabia. O que você ainda não sabe são algumas curiosidades da vida do maratonista mais rápido da historia (isso se Kipsang não quebrar novamente o recorde na Maratona de Nova York, que rola no dia 2 de novembro).

1. Ele treina com companheiros muito rápidos
Kimetto está acostumado aos tempos baixos. Isso porque ele treina no Quênia com um grupo grande e muito forte. Dentre seus companheiros de equipe estão dois dos maratonistas mais rápidos da história: Geoffrey Mutai, que ganhou a Maratona de Boston com o tempo de 2h03min02, e Kipsang, que detinha o recorde mundial até Kimetto quebrá-lo no domingo.

leiamais-cinza-novo
icon texto_menor  KIMETTO DETONA RECORDE NA MARATONA DE BERLIM
icon texto_menor  MARATONA DE BERLIM: ENTREVISTA COM MUTAI
icon texto_menor  BRASILEIROS NA MARATONA DE BERLIM

2. Sua historia começou na fazenda
Antes de ingressar no grupo de treinamento de Mutai, em 2008, e voltar sua atenção apenas para as corridas, Kimetto era agricultor. Ele cultivava milho e cuidava de vacas. Segundo o Chicago Tribune, Kimetto corria cerca de 4 km por dia até conhecer, casualmente, Mutai, quem o incentivou a entrar no mundo das maratonas.

3. Ele é uma grande força
Antes da Maratona de Berlim, o queniano já havia feito outros grandes feitos. Ele já competiu em cinco maratonas, todas parte da Majors Series, terminando quatro delas. Precisou abandonar apenas a de Boston no ano passado por conta de uma lesão muscular. Ele tem três vitórias (Tóquio 2013, Chicago 2013 e Berlim 2014) e um vice-campeonato (Berlim 2012). Seu tempo médio é de 2h04min27.
Kimetto agora possui o primeiro (2h02min57, em Berlim 2014), o quinto (2h03min45, Chicago 2013) e 11º (2h04min15, Berlim 2012) recordes em maratonas da história.

4. Sua esposa desmaiou com o recorde
De acordo com o Daily Nation, a esposa de Kimetto, Caroline Chepkorir, não resistiu à emoção e desmaiou logo que seu marido quebrou o recorde mundial no domingo.

5. Os adversários que se cuidem
Pouco tempo depois do término da maratona, o queniano de 30 anos de idade afirmou que ainda tem, pelo menos, mais cinco anos para competir como um atleta de alto nível. Na verdade, ele pensa que pode ser um ótimo corredor por mais dez anos. Sua grande inspiração para isso é Paul Tergat.